A formação acadêmica em um currículo

Descubra como colocar sua formação acadêmica em um curriculum Vitae. ✓ Melhores ideias para escrever a sessão de educação em um currículo: ondem, conceito, titulo...

Ainda que seja um estudante, recémingressado ou um professional com muitos anos de experiência no mundo laboral, te mostraremos qual é a melhor maneira de apresentar sua formação acadêmica ou educacional no seu currículo.

A experiência laboral geralmente é uma das partes mais importantes dentro do currículo, porém, no perfil de pessoas que acabaram de começar ou, que ainda são estudantes em buscada de estagio profissional ou um trabalho de tempo parcial, é possível que a importância baixe na seção de formação acadêmica.

Como colocar formação academica em no curriculo? Depende do seu perfil professional e seus anos de experiência laboral, a sessão de educação deve ser muito pontal, isto é, deve ser escrita com precisão e breve. O importante é que deixe claro que conta com o grau acadêmico que precisa para desenvolver na área que você quer trabalhar.

Formação no currículo de um profissional com anos de experiência profissional

Quando você é um profissional com anos de experiência profissional, a seção de educação deve ser muito pontual, ou seja, deve ser escrita com precisão e brevidade. O importante ao elaborar um currículo é que você deixa claro que possui o diploma acadêmico necessário para trabalhar na vaga em que deseja trabalhar.

Todo professional deve incluir os seguintes dados no parágrafo educação de um currículo:

  • Nome da escola, faculdade, colégio ou universidade.
  • Pais ou cidade onde se localiza.
  • Graduação concluída, significa, licenciatura, mestrado, doutorado entre outros.
  • Ano de graduação.
  • Qualificação de títulos solo em caso de Honório.

Sua graduação de estudos sempre deve colocar em ordem cronológico onde o mais recente seja o primeiro da lista.

Formacao-para-um-curriculo-de-estudante

Download: Exemplos de curriculos prontos grátis

Formação para um currículo de estudante

Se você ainda está estudando e quer conseguir um trabalho de metade do tempo, de verão ou bem, fazer estágio profissional ou um voluntariado em uma empresa, deve começar a sessão de Formação acadêmica como objetivo principal do seu currículo.

Informação de seus 3 últimos títulos de estudos

Se está quase terminando seu ensino médio ou técnico, devem colocar a informação do colégio, o ano de entrada e em o que você se graduará; o mesmo se aplica por se graduar na universidade.

Previamente a isso, incluir a informação de onde você já estudou no ensino médio ou no fundamental, isto é, incluir os últimos três grados de estudos que você tenha, com o nome da instituição, ano e, se obteve algum prêmio de excelência por suas classificações, menciona-los.

Download: Modelo de currículo acadêmico grátis

Formação no currículo de um recém-formado

Como recém-formado deves incluir seus 3 últimos graus de estudos com o nome da escola, colégio ou universidade, data de início, de termino e mencionar sua nota final apenas se tivesse alguma referência honora devido a suas qualificações. Os dados que mencionarão na continuação devem ser inclusos tanto no currículo de estudante como um de recém-formado:

Prêmios ou reconhecimentos

Se durante sua vida acadêmica você participou de congressos, conferencias, apresentação ou recebeu algum prêmio por alguma investigação, ensaio ou projetos que tenha realizado, é importante que mencione nessa sessão.

Escreva o nome do prêmio ou reconhecimento, seguida de projeto que foi premiado e o ano.

Cursos e congressos

Se participou de algum curso relevante que tenha a ver com a sua área de estudo, deve mencionar em esta sessão. De igual forma, se participou de algum congresso com valor curricular, também mencionar.

Por exemplo: se é estudante de medicina e fui ao congresso internacional de cancerologia 2018, será importante que inclua nessa sessão.

Da mesma forma, supõe que era estudante de Letras Hispânicas e tenha feito um curso de escrita criativa na escola nacional de escritores com uma autora renomeada no mundo editorial, também se deve colocar na sessão.

Teses, dissertação, publicações ou tema de investigação

Quando você é recém-formado, deve substituir sua experiência professional por tudo o que foi estudado durante sua formação acadêmica. Por isso, caso o assunto investigado em sua tese esteja relacionado ao setor de trabalho da empresa em que você deseja se inscrever, é recomendável que você o inclua em uma seção do seu currículo.

Por exemplo, se sua tese é sobre conservação do patrimônio na Cidade do México e você está prestes a se candidatar para um escritório de advocacia cujo projeto principal é a restauração de um edifício com mais de 150 anos, o mais conveniente é falar sobre sua pesquisa no seu currículo.

Download: Curriculo para primeiro emprego pronto para preencher e imprimir grátis

Modelos de Currículos Word para Preencher