Modelos de Carta de Apresentação

Se você está em busca de uma nova oportunidade profissional, está se candidatando para uma universidade, deseja obter uma bolsa de estudos ou trabalhar fora do país, elaborar uma boa modelo de carta de apresentação é algo que sempre deve ser levado em consideração.

Uma carta de apresentação para se candidatar a um trabalho, uma carta de apresentação para acompanhar um CV e tentar ingressar em uma Universidade ou uma carta de apresentação pessoal para sair do país não são a mesma coisa. É sempre importante ajustar o conteúdo da carta de motivação para que ela possa se adequar perfeitamente à situação e destacar seus dados da melhor maneira, de modo que para você consiga alcançar o objetivo final.

Por isso, a seguir, propomos uma grande variedade de conteúdos e modelos de carta para baixar em Word grátis para que você possa elaborar uma carta moderna, estruturada, clara e, sobretudo, muito profissional. Escolha o exemplo de carta de apresentação que melhor se adeque ao seu estilo e dê o seu próprio toque pessoal!

Por que é importante fazer uma carta de apresentação?

Em muitos casos, fazer uma carta de apresentação não é obrigatório, mas deve-se considerar que se trata de uma ferramenta-chave, a qual permitirá que você detalhe um pouco mais sobre quem é e mostre sua verdadeira motivação para conquistar a vaga de trabalho, a bolsa de estudos ou o curso que tanto deseja. Por isso, mesmo que não haja solicitação, é aconselhável sempre elaborar uma carta que possa fazer a diferença e ajude você a alcançar seu objetivo final.

Como fazer uma carta de apresentação?

É importante que a carta de apresentação seja profissional, esteja redigida de forma clara, seja concisa, não contenha erros de ortografia e, mais importante, que reflita a sua pessoa. Em geral, o conteúdo deve se dirigir ao pessoal de recursos humanos ou ao diretor acadêmico. Na carta de motivação, explique por que você reúne os requisitos para ocupar a vaga e mostre as habilidades, competências e conhecimentos que possam fazer a diferença com relação aos outros candidatos. É essencial destacar seus pontos fortes, que fazem de você o candidato ideal para o cargo.

Além disso, é importante que a estrutura da carta de apresentação tenha uma parte com informações, uma saudação, uma introdução, o desenvolvimento e uma conclusão. Dessa forma, você terá uma carta estruturada e clara, que apresentará seu perfil corretamente.

Qual a diferença entre uma carta de apresentação e uma carta de motivação?

A carta de apresentação e a carta de motivação são muito parecidas, para não dizer iguais. Simplesmente, existem empresas, países ou instituições que a chamam de maneira diferente, mas o objetivo final é o mesmo. A carta de apresentação, como o nome diz, serve para apresentar o seu perfil. A carta de motivação, também segundo a nomenclatura, é perfeita para expressar a motivação de um candidato para ocupar certo cargo. Esses dois conteúdos podem estar presentes dentro da mesma carta e, na verdade, em muitos casos, isso é o ideal.

No entanto, seja uma carta de motivação ou de apresentação (ou as duas em uma), o mais importante é que ela represente e mostre o melhor de você.

5 - 12 votos