Curriculum Vitae em Word ou em PDF ?

O Currículo no formato Word é, hoje em dia, um dos formatos mais utilizados. Ele é fácil de criar, já que a maioria das pessoas sabe utilizar este programa. Contudo, o que talvez saibamos menos é que ter um Curriculum Vitae no formato PDF tem igualmente muitas vantagens. Então, Currículo em Word ou PDF?

Esperamos que este artigo permita que você compreenda a importância de gerar o seu Currículo no formato PDF.

O peso no momento de enviar um Currículo

Um Currículo no formato Word pesará o dobro que um CV no formato PDF. Assim, o envio do seu Currículo por e-mail ou baixá-lo de um site da Internet será mais complicado com um CV no formato Word. Por outro lado, o peso de um Curriculum Vitae no formato PDF será muito mais leve e mais fácil de enviar.

Em todo caso, o seu Curriculum Vitae nunca deve ultrapassar 1 MB. Uma pequena dica: pense em otimizar a qualidade e o tamanho da sua foto para reduzir o peso do seu arquivo.

-> Vantagem do PDF

A compatibilidade Word / PDF

Se você planeja enviar o seu Currículo a vários recrutadores que utilizam um PC ou Mac, ele deve poder ser aberto e lido sem dificuldade, independentemente da marca do computador.

Em primeiro lugar, certamente você sabe que existem inúmeras versões diferentes de Word, como .doc (formato Word 97/2003) e .docx (formato Word atual).

O formato PDF não implica, por si só, nenhum problema. De fato, o seu CV em PDF poderá ser aberto sem dificuldade no Mac ou a partir de um outro PC. Ele será compatível com todas as versões utilizadas pelos computadores.

-> Vantagem do PDF

A segurança

A vantagem do Curriculum Vitae em PDF é que ele é inviolável. Por outro lado, um Currículo no formato Word pode ser modificado e salvo novamente por outra pessoa. Então, cuidado com as surpresas desagradáveis…

-> Ventaja para PDF

A popularidade de um Currículo Word ou PDF entre os recrutadores

Apesar das vantagens do PDF, os recrutadores ainda estão acostumados a receber CV no formato Word. Esses formatos são os que eles mais apreciam e utilizam.

-> Vantagem do Word

Leitura dos Currículos nos sistemas de informática

Algumas empresas pedem que os candidatos carreguem o seu currículo diretamente a partir de um site da Internet. Neste caso, essas empresas pedem, em geral, um Currículo no formato Word e não em PDF. De fato, o conteúdo de um documento Word pode ser lido pelo sistema de informática, diferentemente de um documento PDF.

-> Vantagem do Word

Resultado: Currículo em PDF 3 – Currículo em Word 2

Nós achamos que o PDF é o melhor formato para um CV. Contudo, inúmeros recrutadores ainda não estão preparados para um Currículo em PDF e irão preferir um Curriculum Vitae em Word. Nós o aconselhamos, portanto, a ter um Currículo em cada formato.

Assim, você poderá enviar aos recrutadores as 2 versões de Currículo por e-mail a fim de que eles escolham em função das suas preferências. Isso demonstra não apenas que você é um bom fornecedor, mas também que é profissional. Eis um ponto positivo!

Não se esqueça de que a nova versão de Word permite salvar o seu Curriculum Vitae em diferentes formatos Word e que é preferível escolher o formato Word 97/2003 ou o PDF. Desta forma, o seu arquivo não terá nenhum problema de compatibilidade.

O software PDF Creator é um programa gratuito que permitirá que você salve os seus arquivos Word, Excel ou outro em formato PDF não modificável. Graças a este software, o seu currículo em PDF não sofrerá nenhuma modificação.

Utilize os nossos modelos de Currículo simples em Word para baixar.

0 - 0 votos