Como Montar um Currículo

A primeira impressão é a que fica. Pelo menos é isso que dizem. No caso específico de um currículo, esta premissa é muito válida. Montar um currículo não seja tão simples quanto parece.

Lembe que há muita concorrência a sua volta e cada uma das pessoas que está se candidatando quer conseguir o cargo. Portanto, dê o melhor de si no seu currículo.

Se não sabe como montar um currículo, leia este post até o fim e elabore um CV muito profissional.

Perguntas que você deve se fazer antes de montar o seu currículo

A forma mais simples de elaborar um currículo muito bom é atendendo às necessidades do seu empregador. Para isso, você deve imaginar as perguntas que são importantes para a empresa que procura os seus serviços.

Quem é você?

Por mais óbvia que pareça a pergunta, é conveniente que você se aprofunde nela e seja sincero no momento de respondê-la. Sabe quais são os valores que o determinam e veja como podem potencializar ou afetar o trabalho para o qual se candidata.

O que você pode fazer pela empresa?

Conscientize-se do que o torna especial para o cargo e de como isso pode ajudar a empresa que requer os seus serviços. Pense além do que se relaciona com a sua formação.

Lembre que muitas pessoas terão diplomas similares, mas nem todos têm outras qualidades como habilidades sociais, motivação, nível de detalhamento, entre outros.

Organização e estrutura do seu Curriculum Vitae

A modernidade também nos oferece vantagens em matéria de tabelas para o seu currículo. Se tiver dúvidas quanto a como montar o seu Currículo, você pode baixar uma das nossos modelos de currículos prontos e personalizá-la a seu gosto. Cada uma delas tem uma estrutura chave para que você possa apresentar a informação da melhor maneira.

Quando você for elaborar o seu CV, encontrará uma série de opções que vão desde diversas páginas web com uma infinidade de modelos, até a possibilidade de criar um currículo em Word.

A maioria desses exemplos de currículos são editáveis por bloco, assim, você poderá ordená-lo da maneira que considerar mais conveniente. É importante não abusar da criatividade na hora de elaborar o seu curriculum vitae. Por isso lhe damos alguns conselhos básicos para redigir o seu currículo.

Dados pessoais

Inclua o seu nome completo. Algumas empresas são mais exigentes que outras e é melhor que pensem que você não tem nada a esconder. Mesmo que você não goste do seu segundo nome, inclua-o.

Uma dúvida frequente é sobre se deve colocar a data de nascimento ou a idade. Sem dúvida, colocar a idade é muito mais eficaz porque evita que o entrevistador ou quem analisar o currículo tenha de calcular quantos anos passaram desde a data do seu nascimento.

Quanto ao endereço, não há uma lei escrita. Por isso, analisamos alguns cenários. Imagine que você só informa a cidade e estado onde mora. Então a empresa se interessa pelos seus serviços e não pode entrar em contato por telefone nem e-mail Exagerado? É melhor estar preparado para tudo. Portanto, será muito conveniente que você inclua o seu endereço completo no curriculum vitae.

De qualquer maneira, não parecerá que você deixa de informar dados e isso pode influenciar para que pareças uma pessoa mais confiável. Quem não gostaria de ter um empregado que não oculta nada?

Lembre de informar o seu número de contato, e-mail e página na internet, se você tiver uma. Assim poderão ver os seus projetos.

Habilidades e competências

Nesta seção do currículo você deve começar pelas destrezas que são esperadas pelo seu empregador. Comece pelo seu diploma profissional ou pelos ramos de conhecimento que domina e que são necessários para o cargo a que se candidata.

Iniciando com as suas habilidades, você chama melhor a atenção do empregador. Uma habilidade é aquilo que você pode fazer com muita facilidade. Uma competência é aquilo em que você é suficiente, portanto, o impacto de ambas é diferente.

Educaçaõ

Especifique no seu CV os estudos realizados, a instituição ou universidade e o ano de cada uma.

Experiência

Lembre, mais uma vez, do contexto do currículo que está preparando e revise quais das suas experiências enriquecem a visão que o empregador possa ter sobre você.

Mencione o nome da empresa para a qual trabalhou, onde fica, a que se dedica e se você tinha ou não pessoas sob a sua responsabilidade. Este último ponto pode ajudá-lo a potencializar o que é apresentado no seu CV.

Dados adicionais

Este é o momento para apresentar as formações ou habilidades que não estão diretamente relacionadas com o cargo a que você se candidata.

Mencione idiomas extras, cursos em outras áreas do conhecimento alheias ou não tão próximas à sua formação de base.

Lembre que essas informações podem ser muito úteis no momento da avaliação do seu currículo.

Ver também como fazer um currículo.

como elaborar um bom curriculum vitae

Currículo com ou sem foto?

Fazer um currículo com ou sem foto, este é o dilema de muitas pessoas no momento de elaborar o currículo. O nosso conselho é que você inclua a foto, por quê? Porque os recrutadores ou gerentes de RH querem sentir-se o mais próximo possível de quem você é. Evite fotos na praia, no café com amigos, no automóvel e em qualquer outro âmbito alheio ao que seria a formalidade. Prefira uma foto tirada por um fotógrafo ou procure tirar uma com fundo mais neutro possível.

Mostre quem você é, use roupas de cor neutra e seja o mais natural possível. É surpreendente o muito que uma foto diz sobre nós.

Ver modelo de curriculo com foto.

5 dicas para redigir o seu Curriculum Vitae

  • A menos que seja solicitado pela empresa à qual está se candidatando, não inclua notas acadêmicas.
  • Escreva em linguagem clara. Se você incluir alguma palavra pouco conhecida, procure um sinônimo que se aproxime e substitua a anterior.
  • Informe os aspectos especiais que o motivaram a procurar esse emprego. O dinheiro é importante, mas nem sempre é o que uma empresa quer ouvir. Eles estão interessados em conhecer motivações extras que possam resultar no desenvolvimento da organização e no seu desenvolvimento pessoal.
  • Erros ortográficos não fazem parte do seu CV. Tudo fala sobre você, portanto tenha muito cuidado nesse aspecto.
  • Por mais óbvio que pareça, não minta. Alguns entrevistadores ou encarregados de RH podem por à prova algumas das destrezas ou conhecimentos que você informou no seu currículo. Se você não conseguir demonstrá-las, as sua esperança de obter esse emprego virarão fumaça.

Siga esta série de conselhos para elaborar e montar um bom currículo e dê um grande passo em direção ao emprego que procura.

4.8 - 5 votos