Como fazer um Currículo de Estudante

Descubra como fazer um Curriculum Vitae estudante bem sucedido. Passo a passo. Baixe gratuitamente o nosso modelo de CV Estudante sem experiência profissional.

Criar um CV pela primeira vez é sempre um desafio que tentamos adiar, mas, cedo ou tarde, chega o momento de encarar: é preciso fazer um currículo de estudante.

A principal razão para fazer um currículo quando você ainda é estudante é, precisamente, conseguir uma entrevista para conquistar seu primeiro emprego, seja ele um estágio ou um trabalho formal, já que você está prestes a concluir seus estudos. Fazer com que seu currículo pareça profissional vai depender do seu domínio para lidar com as palavras e as informações em geral.

Mas não se preocupe. Aqui, apresentamos um modelo gratuito de Currículo de Estudante que pode ser preenchido por meio do Word. Também oferecemos as melhores dicas para fazer um CV de estudante perfeito para os olhos de qualquer recrutador.

Modelo de CV de Estudante

Baixe grátis o nosso modelo de CV de Estudante, um exemplo ideal de CV para qualquer pessoa sem experiência profissional. Faça o download agora mesmo e preencha o modelo por meio do Word.

8 conselhos para fazer um currículo de estudante

1. Informações para contato

Primeiro de tudo: seu nome e sobrenome. Embora pareça óbvio, nunca é demais mencionar, já que é essencial iniciar qualquer documento dessa forma. Você também deve incluir um e-mail e um número de telefone (celular). Em muitos casos, é interessante informar a cidade em que deseja trabalhar, seja onde você mora ou outra para a qual queira se mudar.

2. Perfil

É muito importante incluir em seu Currículo o perfil no qual seus estudos se concentram, ou seja: se você estudou algum tipo de engenharia, se cursou algo na área de ciências da saúde ou, ainda, se sua especialização é no campo do direito, da medicina, da arquitetura ou das ciências humanas, como sociologia, filosofia ou artes plásticas. É essencial informar a sua área de estudo e no que especificamente você gostaria de se concentrar.

3. Histórico acadêmico

À primeira vista, o fato de fazer um CV de estudante sem ter experiência profissional parece complicado, mas não é. O que você mais detalhará no corpo do documento é o histórico acadêmico. É importante colocar o nome das escolas ou faculdades onde concluiu seus estudos. Se você for estudante do ensino médio, pode incluir seus dados escolares.

Não se esqueça de informar as datas e a nota recebida ao final de cada nível. Se suas notas não foram exemplares, não se preocupe: existem trabalhos para todos os tipos de perfis, e uma classificação elevada não é indispensável para todas as vagas de emprego.

Baixar grátis: Modelo de currículo sem experiência

4. Seminários e cursos

Um profissional deve estar bem preparado: quanto mais capacitação, melhor. Os seminários ou cursos realizados para complementar seus estudos são importantes. Inclua-os no seu CV de estudante. Se você quiser se dedicar às artes plásticas e tiver feito um curso de escultura em alguma academia de arte, é essencial que o recrutador saiba disso.

5. Reconhecimentos ou prêmios

É comum que as empresas procurem funcionários que tenham sido reconhecidos e ganhado prêmios. Vamos supor que você goste de engenharia e que o laboratório da sua escola tenha criado um dispositivo que foi premiado em um concurso internacional. Inclua essa informação em seu CV. Esse tipo de distinção é o que fará seu Curriculum Vitae ser considerado antes de todos os outros.

6. Projetos ou palestras

Pode ser que seu projeto sobre como reduzir os efeitos das mudanças climáticas não tenha vencido o concurso no qual foi inscrito, mas, talvez, isso seja exatamente os recrutadores procuram. Portanto, se você desenvolveu algum projeto em qualquer área e o considere um diferencial para o seu perfil, inclua-o em seu Currículo. Da mesma forma, as palestras são importantes. Vamos supor que a sua área de interesse seja literatura e você foi autorizado a ler um ensaio sobre algum tema pertinente. Seus recrutadores devem saber disso.

7. Idiomas

Em um mundo globalizado, o fato de dominar mais de um idioma deixa de ser importante para se tornar imprescindível. A verdade é que falar várias línguas fará você se destacar do restante dos candidatos, portanto, aproveite o tempo livre para estudar outro idioma, pois isso irá ajudar muito. Assim, inclua em seu currículo os idiomas que você fala e o nível de fluência, seja básico, intermediário ou avançado. Se tiver certificações ou testes que comprovem essas informações, adicione-os.

8. Trabalhos sociais ou voluntários

É muito importante incluir a instituição ou organização onde você realizou seus trabalhos sociais, bem como informar sua participação em algum trabalho voluntário. Os recrutadores precisam saber mais sobre seus interesses e competências. Descreva em detalhes as tarefas desempenhadas e não se esqueça de colocar as datas de início e de término.

conselhos-fazer-un-cv-estudante

Dicas para escrever um Currículo de estudante profissionalizado

Quando terminar de elaborar seu CV de estudante, não deixe de reler e levar em conta as seguintes dicas:

Ortografia

É essencial que o seu Curriculum Vitae não apresente nenhum erro de ortografia. O recrutador poderá descartar você ao detectar a primeira falha. Use um dicionário ou peça a um dos seus professores para ajudá-lo a revisar o texto.

Ordem

É importante seguir uma ordem nas informações compartilhadas. O mais aconselhável é organizá-las cronologicamente, começando pelos últimos estudos até os mais antigos. O objetivo é não confundir o recrutador, portanto, tudo deve estar ordenado.

Clareza

Cuidado com a redação. Às vezes, por querermos usar uma linguagem muito formal, acabamos nos confundindo. Procure ser claro e fazer com que a mensagem que você quer passar para os recrutadores seja compreendida. Entregue seu CV para seus professores ou algum parente que trabalhe para que eles digam se suas informações estão claras.

Datas corretas

Confira as datas de cada um dos seus documentos. As informações devem coincidir com o que você colocou no CV. Caso não se recorde com exatidão, verifique os documentos. A precisão nas datas é importante.

Download grátis: Modelos para um bom Currículo

Modelos de Currículos Word para Preencher