Modelo de carta de apresentação de empresa

Exemplo de carta de apresentação de empresa para candidatura

Se você está procurando emprego ativamente, deseja enviar seu Currículo para a empresa dos seus sonhos, mas não sabe como fazer, aqui está uma pista: não tenha medo e envie sua candidatura, com seu Currículo e uma carta de apresentação.

Se a empresa na qual deseja trabalhar não publicou vagas de emprego ou se você não encontrou ofertas de trabalho que se encaixem ao seu perfil, isso não significa que não existam oportunidades de mostrar quem você é. Muitas vezes, as empresas não publicam todas as ofertas de trabalho disponíveis, portanto, alguma vaga pode corresponder ao seu perfil e aquilo que procura. Com este exemplo de carta de apresentação empresarial, você poderá apresentar seu perfil e mostrar toda a sua vontade de ocupar um cargo em uma determinada empresa. Quem não arrisca não petisca!

[Seu nome e sobrenome]
[Seu endereço]
[Seu telefone]
[Seu e-mail]

[Nome da empresa]
[Nome e sobrenome da pessoa a quem a carta é dirigida]
[Endereço da empresa]

[Sua cidade], [Data]


Assunto: Candidatura ao cargo de [Nome da vaga desejada]


Prezado(a) [Nome e Sobrenome da pessoa a quem a carta é dirigida],

Atualmente, estou trabalhando em [Nome da empresa para a qual trabalha] como [Cargo que ocupa], e gostaria de continuar enfrentando novos desafios profissionais.

Por isso, depois de meus [Tempo em que trabalha na empresa] anos de experiência nesse local, hoje, gostaria de apresentar, de forma espontânea, minha candidatura a sua empresa [Nome da empresa à qual está se candidatando], em virtude da enorme motivação e do grande interesse que tenho em fazer parte de sua equipe.

Neste momento, estou em busca de novas oportunidades de carreira, como [Cargo que deseja conseguir] ou [Cargo que deseja conseguir], as quais me permitam crescer profissionalmente e aplicar os conhecimentos que adquiri durante minhas experiências de trabalho anteriores e ao longo das práticas profissionais que realizei.

Os estágios e missões que realizei em empresas como [Empresas para as quais trabalhou] contribuíram para que eu desenvolvesse um senso de responsabilidade e rigor.

Minha paixão por [hobbies, prêmios, viagens realizadas…] demonstram meu dinamismo e meu desejo de enfrentar novos desafios. Além disso, graças a meu domínio de [Idiomas que domina], consegui desenvolver habilidades interpessoais e um grande interesse na área internacional.

Sou determinada(o) e perseverante, e adoraria continuar a crescer dentro do setor [Setor ao qual está se candidatando] e poder contribuir com os projetos de [Nome da empresa à qual está se candidatando].

Seria um prazer poder me encontrar com vocês no futuro e discutir sobre as oportunidades que venham a surgir em seu departamento [Departamento do qual gostaria de fazer parte].

Muito obrigado(a) por sua atenção.

Estou a sua inteira disposição.

Cordialmente,

[Seu Nome e Sobrenome]

Particularidades de uma carta de apresentação para uma empresa

Quando decidir pesquisar possíveis vagas nas empresas onde gostaria de trabalhar, será necessário fazer um planejamento de acordo com a sua capacidade. Só assim, você poderá se candidatar aos cargos que lhe ofereçam chances reais conforme seu perfil profissional. Faça o planejamento analisando as ofertas que correspondem as suas habilidades e capacidades, para ter objetivos viáveis e tangíveis.

Mas e se a empresa dos seus sonhos não oferecer vagas que correspondam ao seu perfil?

É aqui que nasce a carta de candidatura para uma empresa. Trata-se de uma carta de apresentação elaborada com o objetivo de obter uma vaga de trabalho em uma empresa, sem que ela tenha publicado um anúncio ou solicitado recrutamento para o cargo.

Como elaborar uma carta de candidatura corretamente?

Assim como todas as formalidades, a carta de apresentação deve ser coerente e mostrar uma relação entre o seu perfil e as possíveis vagas de trabalho que deseja ocupar.

Para alcançar este objetivo, você precisa aprender mais sobre a empresa e as diferentes áreas que a compõem. Verifique a existência de projetos de crescimento ou expansão, de modo a aumentar suas chances de fazer parte da equipe de trabalho.

Descreva suas melhores qualidades e as contribuições que poderia dar para beneficiar a empresa. Para isso, você deve ser criativo, sempre mantendo o profissionalismo e o respeito.

Você deve fazer um resumo mais completo de seus conhecimentos e experiências profissionais, uma vez que precisa demonstrar a sua utilidade para o empregador. Assim, ele poderá considerar sua candidatura.

As vantagens da carta de apresentação para uma empresa

Você pode criar esse documento e destiná-lo a qualquer empresa que tenha cargos na área onde se formou como profissional. Isso lhe dará uma ampla gama de opções para conseguir emprego a nível nacional e internacional.

Da mesma forma, ao procurar e avaliar as ofertas de emprego, você pode se perguntar por que várias empresas conhecidas ou aquelas onde deseja trabalhar não aparecem nas publicações. Isso acontece porque muitas dessas empresas recorrem às cartas de apresentação que receberam para solucionar o problema de escassez de pessoal.

Geralmente, as empresas têm diferentes vagas de emprego relacionadas a alguma profissão, seja na área administrativa, tecnológica ou qualquer outra. Por esse motivo, se essa é a empresa onde você sempre quis trabalhar, a candidatura pode ser o caminho para alcançar esse objetivo.

Desvantagem da carta de apresentação para uma empresa

A principal desvantagem da carta de candidatura é que, como não se trata de cargos anunciados como vagas, são candidaturas para o futuro. Portanto, você deve ter paciência e aguardar até que surjam necessidades de pessoal na empresa.

Concluindo, é necessário fazer uma boa carta de apresentação, a qual dê ao empregador uma visão sobre suas capacidades e possíveis contribuições que beneficiariam a empresa em caso de contratação. Sendo assim, não envie somente seu Currículo profissional. Acompanhe-o com algo que o fortaleça e permita que você tenha uma grande satisfação profissional no futuro.

Algumas dicas!

Nunca é demais recordar que esse documento não pode conter erros de formato ou de conteúdo. Evite erros ortográficos e verifique a semântica para que o empregador faça a interpretação correta do texto.

Mantenha atualizadas todas as informações necessárias sobre a equipe de recursos humanos da empresa para que sua carta de apresentação empresarial seja recebida pelo departamento correto. Assim, o trâmite administrativo terá maior fluidez e, consequentemente, você terá mais chances de ser escolhido.