Modelo de carta de apresentação para currículo

Exemplo de carta de apresentação para anexar ao seu Curriculum Vitae

Se você se considera uma pessoa audaciosa, proativa e com muita vontade de aprender, este é o seu modelo de carta de apresentação para Currículo. Acompanhar seu Currículo com uma carta de apresentação, também chamada de carta de motivação, permitirá que você mostre seu profissionalismo e o desejo de conquistar o cargo.

Esta carta de apresentação criada no Word pode ser usada como base na hora de procurar um trabalho, candidatar-se a uma bolsa de estudos, a um estagio ou a uma universidade.

Este exemplo de carta de apresentação para Currículo pode se adaptar muito bem a qualquer tipo de situação.

[Seu nome e sobrenome]
[Seu endereço]
[Seu telefone]
[Seu e-mail]

[Nome da empresa]
[Nome e sobrenome da pessoa a quem a carta é dirigida]
[Endereço da empresa]

[Sua cidade], [Data]


Assunto: Candidatura ao cargo de [Nome da vaga à qual está se candidatando]


Prezado(a) [Nome e Sobrenome da pessoa a quem a carta é dirigida],

Por meio desta carta e do meu currículo, anexo, gostaria de apresentar meu perfil e expressar toda a minha motivação para desenvolver a missão de trabalhar como [cargo ao qual está se candidatando e referência] dentro do seu departamento de [departamento ao qual está se candidatando].

Durante as minhas últimas experiências profissionais, trabalhei para diversas empresas do setor [Setor ou setores nos quais trabalhou], onde pude adquirir e desenvolver fortes conhecimentos em [Mencione os programas ou temas sobre os quais adquiriu conhecimentos], entre outros. Gostaria de compartilhá-los com vocês e continuar me aprofundando ao lado de uma equipe dinâmica e motivante.

Ao longo das minhas últimas experiências profissionais, em [Últimas empresas para as quais trabalhou], também tive a oportunidade de contribuir para o andamento de diferentes projetos. Assim, poder continuar a trabalhar no desenvolvimento de novas ideias e aprender junto com uma nova equipe é algo que me motiva muito.

Seria um prazer poder me encontrar com vocês no futuro e discutir mais sobre a empresa e a missão proposta.

Agradeço pela gentileza de ler minha carta.

Cordialmente,

[Seu Nome e Sobrenome]

As bases da carta de apresentação de Currículo

A carta de apresentação de Currículo, junto com o CV (Curriculum Vitae), consiste em um elemento importante e de grande valor na hora de solicitar emprego em qualquer empresa. Na carta, detalhe, de maneira resumida, suas habilidades, competências e conhecimentos, os quais devem estar relacionados com o cargo que você deseja ocupar dentro da empresa.

Nesse sentido, o documento deve expressar razões e motivos que despertem o interesse do empregador e que o façam considerar você como a melhor opção para fazer parte da equipe de trabalho da empresa.

Como fazer uma carta de apresentação de Currículo?

Para elaborar uma carta de apresentação desse tipo, escolha um formato adequado, cuja estrutura seja coerente e contenha: uma saudação, uma breve introdução, o desenvolvimento e uma conclusão.

Colete todas as informações necessárias que estarão contidas nesse formato. Use a criatividade ao escrever e aplique as regras monográficas corretamente, sem cometer erros semânticos ou ortográficos. Uma boa carta de apresentação vai refletir sua imagem como pessoa e como profissional. Elabore-a com criatividade e originalidade, de uma forma simples, concisa e precisa.

Demonstre segurança, confiança e domínio dos temas abordados. Destaque as contribuições que poderá oferecer à empresa e mencione sua experiência profissional na área. Da mesma forma, indique os pontos fortes que façam você ser visto como um agente transformador, com novas ideias que ajudem a melhorar os departamentos da empresa e reflitam sua capacidade de cumprir com os objetivos propostos e adaptar-se às novas tendências.

Demonstre positividade. Não cometa o erro de usar a mesma redação para várias empresas. Elabore textos diferentes com diversos estilos formais, mas que aproximem o empregador.

Essa carta de apresentação de Currículo é uma oportunidade de fazer com que o empregador tenha uma opinião acertada sobre a sua personalidade, já que o documento pode detalhar aptidões e atitudes que não ficaram realmente evidentes no Curriculum Vitae.

Recomendações para fazer uma boa carta de apresentação de Currículo

  • Lembre-se de que, após a saudação, você deve desenvolver a introdução, na qual incluirá sua apresentação formal e pessoal. Não se esqueça de indicar o objetivo principal pelo qual decidiu elaborar o documento.
  • Enfatize como seus conhecimentos contribuirão muito para o desenvolvimento das funções da empresa e para o setor econômico em que ela se desenvolve.
  • No corpo principal, use os seguintes questionamentos como guia:
    Por quê? – Para quê? – Como? – Por que deseja trabalhar na empresa? – Para quê? -> é nessa parte que você deve descrever suas contribuições.
    Como você faria? -> simplesmente destaque seus conhecimentos e sua capacidade como profissional.
  • Destaque suas conquistas, experiências anteriores, títulos, reconhecimentos ou homenagens.
  • Na conclusão, mencione sua disponibilidade para ser entrevistado e forneça suas informações para contato, como e-mail, número de telefone e endereço residencial. Caso qualquer um desses dados sofra alguma alteração, atualize seu Currículo e sua carta de apresentação e reenvie-os para as empresas que receberam a documentação anteriormente.

Baixe um de nossos modelos de Currículos simples para acompanhar a sua carta de apresentação.