O que colocar no Título do Currículo

Descubra que título colocar em seu currículo e todas as vantagens que isso pode te ter. ✓ Exemplos de título de cargo profissional para currículo. Dicas aprovadas por recrutadores !

Dentro de um currículo, o título é a primeira informação que salta aos olhos dos recrutadores. Graças às palavras específicas que você escolher para seu título de cargo, o leitor terá uma ideia específica sobre seu perfil e sobre seu histórico profissional. A redação desta seção é muito importante.

Nesse artigo, você irá descobrir se existem regras específicas para escrever o título do seu currículo e que tipo de título colocar para o seu Curriculum Vitae.

Importância do título para o currículo

No curriculum vitae, o título é a primeira aproximação que o recrutador tem com o seu perfil profissional. Tem um papel muito importante, tanto como em um livro ou em um filme. Basicamente, ele é o responsável de que a pessoa que tem o seu currículo tome a decisão de lê-lo ou deixá-lo passar.

Quando decidimos aplicar para uma oferta de trabalho, o título do Curriculum Vitae permite ao interessado saber se o perfil é adequado para a vaga.

Que título colocar para o seu currículo + exemplos

Você deve colocar um bom título para o seu currículo de acordo com a sua profissão ou com o tipo de emprego que você busca.

Título do currículo por cargo

Um candidato que aplica para uma vaga de garçom em um restaurante cujo fluxo é intenso poderia escolher o título:

▶ “Garçom muito trabalhador e organizado”.

Por exemplo, se você estudou engenharia de sistemas e a vaga é para um programador web, o título de seu Curriculum Vitae pode ser:

▶ “Programador Web” e não “Engenheiro de Sistemas”.

Download: Modelo de Currículo Profissional

Título do currículo para um primeiro emprego de estudante

Para o caso dos estudantes que busquem um trabalho de temporada, o título adequado é:

▶ “Estudante de História da Arte busca trabalho de temporada – Disponibilidade a partir de 15 de junho”.

Download: Modelo de Currículo para Primeiro Emprego

Título do currículo para um estágio profissional

Se um estudante busca um estágio, deverá mencionar: “Estudante de Mestrado em Ciências Políticas busca estágio em escritório de advogados”.

Este título permitirá ao recrutador conhecer quais são as intenções do candidato já ao ler o título.

Da mesma forma, se o estudante busca um estágio também pode mencionar as datas disponíveis no título:

▶ “Estudante de Economia busca estágio para final de curso / Disponibilidade de 1 de maio a 31 de agosto”.

Download: Modelo de Currículo para Estágio

Título do currículo com base en la carrera o licenciatura

Os estudantes que terminaram a graduação ou licenciatura e estejam buscando um primeiro emprego formal, devem escolher o título do Curriculum Vitae com base na sua formação. Se trata de um título breve para um currículo sem experiência. Em caso de contar com uma especialidade, também deverá ser mencionada tal como se mostra no exemplo:

  • “Licenciado em Antropologia”
  • “Médico cirurgião com especialidade em Psiquiatria”

Download: Modelo de Curriculum Vitae sem experiênca

Adaptar o título com base na vaga

Existem algumas profissões que tem uma ampla gama de possibilidades no mundo laboral e podem adaptar o título de su currículo segundo a vaga oferecida. Essas profissões são:

  • Sociologia
  • Geografia
  • Letras
  • Lingüística
  • Filosofia
  • História da Arte
  • Direito

Se a sua profissão é alguma das mencionadas acima, você poderá modificar o título de seu CV dependendo da oferta de trabalho para a qual você quer aplicar. No momento da entrevista, você poderá argumentar o motivo da escolha do seu título.

Por exemplo, se você é licenciado em filosofia, poderá aplicar para uma vaga de redator de uma revista de humanidades ou como bibliotecário ou, quem sabe, como roteirista de um programa de televisão sobre filósofos do século XX. Como você pode ver, estas profissões permitem que você se coloque em distintos postos do mercado laboral, por isso, você deve adaptar o título do seu currículo segundo a vaga.

Onde colocar o título do currículo

Na maioria das vezes, o título se coloca na parte central da página. Podemos escrevê-lo, em letras maiúsculas, para chamar a atenção do leitor. Esta posição permite que o recrutador o veja com rapidez, é um local prático e eficiente.

Porém, também é como posicionar o título alinhado à esquerda ou à direita da página, tudo depende do layout da página do currículo. É importante ressaltar que os candidatos que optem por esta formatação perderão a oportunidade de ressaltar o título à primeira vista, ainda que o ponham em letras maiúsculas ou em negrito.

Onde quer que você decida posicioná-lo, ele deve chamar atenção fazendo-se notar como uma estrela brilhante no céu.

Currículos profissionais pronto para preencher grátis

Modelos de Currículos Word para Preencher