Que cor usar para o currículo

Encontra a cor ideal para seu currículo de acordo com seus conselhos de especialistas em desenho e recrutamento de pessoas. Que cores SIM e que cores NÃO usar. Melhores cores para um currículo!

Uma vez que tenha terminado de escrever seu currículo, eleger a cor é o passo seguinte. A eleição de cor para seu currículo é muito importante, porque as cores têm sua própria simbologia e cada uma possui um significado diferente. Da mesma forma em que a formação, experiência, professional, habilidades e competências o interesse tem um peso importante, a cor também faz isso.

Assim como o conteúdo é importante, o desenho também é. A cor joga um papel primordial no seu currículo. Antes os olhos do recrutador não será o mesmo ter sua informação em um fundo branco, negro, azul ou amarelo.

Melhor cor para currículo

Na continuação, te décimos que cores pode se utilizar dentro do seu currículo:

  • Azul
  • Gris
  • Amarelo
  • Verde
  • Marrom
  • Violeta
  • Vermelho

A variedade de cores te permite ter um currículo diferente e que destaque dos demais antes os olhos do recrutador. Mas cuidado, porque se recomendamos utilizar core, mas não é tudo fundo do seu currículo, apenas certas zonas e elementos.

Significado das cores no currícul

O azul no currículo

Já seja dentro da moda, o desenho gráfico ou a decoração de interiores, o azul é uma cor moderna e que marca tendência. O azul marinho é elegante e ameno, o azul escuro tem um toque especial e o azul royal é resplandecente. Existem muitas gamas de azul e todas são recomendáveis.

A respeito dos elementos naturais como o mar e o céu, o azul claro ou o azul escuro nos transmite calma e serenidade. Por essas razoes é uma boa ideia incluir a cor azul dentro do desenho do seu currículo.

Sendo assim, se você decide pela cor azul turquesa, os recrutadores saberão que você è uma pessoa que busca sobressair sua candidatura, por isso, se você utilizar com moderação, terá resultados favoráveis.

modelo-curriculo-manager-gratis

A cor cinza no Currículo

A janela principal função da cinza é que ele é neutro. Essa cor é uma combinação entre o preto e o branco e funciona sem problemas no seu currículo, já que te dá uma aparência discreta e clássica a sua informação.

O cinza é a cor ideal para candidatar professionais que não querem cair ao recurso tradicional preto e branco.

modelo de curriculo pedagogia

O amarelo no currículo

A cor amarela é sinônimo de bom humor. Claro, se você se decide por usar o amarelo no seu currículo, deve ter um cuidado de que seja visível e de que não lesione os olhos, ou seja, procure que escala de amarelo não seja nem muito apagado e nem muito forte.

É por isto que os recrutadores preferem encontrar um amarelo mostarda ou mais orientado para a cor laranja. Estas cores não apenas te permitem destacar dos demais candidatos, também dá a sensação de emitir ondas positivas e transmitem bom estado de ânimo ao leitor.

Assim que, se decide incluir uma fotografia em seu currículo e você coloca um contorno amarelo, esta cor contribui um toque especial a sua pele que te fara brilhar bem.

curriculo-online-gratis-baixar-preencher

O marrom no currículo

Assim como o cinza, o marrom ou o café são cores que se manifestam dentro da categoria clássica. Fazer seu currículo com a cor marrom te dá um toque de original sem ter riscos.

Em comparação com as cores como a rosa, azul ou verde, o marrom te dá a oportunidade de destacar notavelmente dos demais candidatos e mostrar que tem um bom sentido da estética.

69-modelo-curriculo-garcom

 O verde no currículo

Igualmente o caso amarelo, se você decide utilizar a cor amarela no seu currículo deve ter cuidado ao eleger a tonalidade, já que não é todo verde que é elegante nem discreto.

É importante ressaltar que as cores não devem dificultar a leitura do seu currículo. Porém, deve ser suficientemente visível para se destacar do resto dos candidatos. Por isso, o verde maça ou verde pastel são as duas tonalidades mais recomendadas para incluir dentro de um currículo.

modelo-de-curriculo-enfermagem-word

O violeta no currículo

O violeta é uma cor florida e dinâmica que está se desenvolvendo desde de 2010. O violeta dentro de um currículo é bem recebido pelos recrutadores. Entre tanto, não se esqueça de que se trata de um afeto de moda, o que indica que seu uso dependera basicamente das tendências do momento.

O violeta tem muitas tonalidades, mas as preferidas são:

  • Lavanda
  • Ametista
  • Purpura
  • Bizâncio
  • Violeta escuro

O violeta usualmente associar com a primavera e pode dar um toque de frescura porque todas as gamas sempre nos lembram a flores.  Esta cor se associa com as mentes criativas, positivas e dinâmicas.

modelo-de-curriculo-academico

O vermelho no currículo

O vermelho é uma cor seria e apaixonada ao mesmo tempo. Tem um lado exuberante, por tanto, devem ser utilizados com moderação dentro do seu currículo.  DE uma coisa estamos seguros, um currículo que contém elementos vermelhos nunca passa despercebido.

Ademais, o vermelho é uma cor ambivalente. Normalmente relacionasse com a paixão, com fogo e o amor, questão que se pode ressaltar de forma positiva para um currículo, por isso o vermelho diria que o candidato tem muita vitalidade e compromisso.

Em poucas palavras, o vermelho se relaciona com uma personalidade forte, seria, motivada e apaixonada. Um grande ponto para os candidatos que tem em seu currículo.

exemplo de curriculo perfeito

Que cor eleger para meu currículo?

O mais recomendável é adaptar a cor do seu currículo dependendo das características da vaga que você vai aplicar.

Exemplos de cores para o currículo segundo a vaga de trabalho

  • Dentro de uma candidatura financeira ou de uma banca, o vermelho è a cor mais apropriada. Seu significado remete a paixão e o compromisso, uma pessoa ilustre, com uma mente competitiva e uma personalidade forte.  Se recomenda o vermelho para vagas onde o dinheiro está em jogo.
  • Para as candidaturas do setor do meio ambiente, a ecologia ou as energias renováveis é onde esta mais ligada a preservação dos recursos naturais, tais como paisagistas, engenheiros agrônomos, jardinagem, florista a cor verde e o marrom são ideias. Estas cores remetem a natureza, as arvores e o campo. Por isso, as empresas especializadas em reciclagem ou energia renováveis sempre utilizam o verde em seus logotipos.
  • Para o setor de restaurante e alimentação, se recomenda o amarelo e as tonalidades do amarelo mostarda e laranja, porque são cores que remetem a alimentação. Por isso, uma grande quantidade de restaurantes tem estas cores em sua decoração.
  • Se considera que seu setor è neutro e prefere não arriscar muito, opte pela cor azul ou cinza. Um par de tons que se adaptam a uma grande quantidade de campos laborais.

Ideias para eleger a cor de seu currículo

Cada empresa tem seu próprio logo tipo. Para a eleição de tonalidades de um logotipo, se deve fazer um estudo onde se relacionem as cores com os valores da empresa. Por isso, oferece suas próprias cores em seu currículo e permitir que te identifique com a empresa.

Parágrafos do currículo que pode ter uma cor diferente.

  • Títulos dos parágrafos como Experiência Professional, Perfil, Contato, Interesse, habilidades, formação acadêmica.
  • A caixa na qual os títulos de cada seção estão escritos.
  • O interior de uma coluna que forme parte do desenho
  • Uma caixa
  • Datas, nomes de empresas ou de instituição.

Como pode ver, o que melhor pode fazer é modificar a cor do seu currículo dependendo das especificações de cada vaga, isto te permitirá ter maiores oportunidades de obter o trabalho que você busca.

Mais currículos prontos

Modelos de Currículos Word para Preencher