Dicas para falar sobre o salário durante uma entrevista de trabalho

Você terá um entrevista de trabalho e não sabe como tocar no tema pretensão salarial. As melhores dicas para falar sobre o salário durante uma entrevista de trabalho!

Sabemos que tocar no assunto dinheiro em qualquer tipo de conversa pode ser complicado, ainda mais porque tememos a reação que a outra pessoa pode ter. Isso também acontece nas entrevistas de emprego. Estamos emocionados com uma possível contratação, mas temos que falar sobre quanto dinheiro iremos ganhar. Então, como falar sobre o salário durante uma entrevista de trabalho?

Não tenha medo, todo trabalho é uma troca. Você oferece os seus serviços em troca de um pagamento. Assim está estipulado em nossa sociedade e não se deve fugir do tema. É importante que, desde a entrevista, você saiba qual o salário que eles oferecem para a vaga ou que você diga quanto você cobra para assumir a vaga.

Antes de chegar no local da entrevista, é necessário que você siga uma série de passos para saber como você abordará o tema do salário. A seguir, te damos as melhores dicas:

1. Faça uma busca de salários

Existem várias páginas da internet onde você pode investigar a média salarial tanto de vagas similares a qual você aspira como do restante de vagas que tem a empresa que te interessa.

Algumas empresas oferecem bônus ou algum tipo de parcela extra, como uma poupança ou bônus de fim de ano. Inclusive, existem lugares onde eles tem horários de trabalho mais curtos durante o verão ou mais períodos e férias. Investigue o que oferece a empresa em que você deseja trabalhar para descobrir se um salário melhor compensa com os benefícios oferecidos pela empresa.

2. O que dizer durante a entrevista telefônica

Existem certas empresas em que se aproveita a chamada para combinar detalhes da entrevista presencial para fazerem algumas perguntas-chave.  Alguns recrutadores fazem a pergunta de quais são as suas pretensões salariais durante esta breve chamada com a finalidade de saber se você está dentro das expectativas que eles podem aceitar ou oferecer.

Em caso de insistência por parte dos empregadores, você não terá maior opção do que dizer o seu valor esperado e acrescentar que você está aberto(a) a negociar, para que assim te concedam a entrevista e para que você tenha a oportunidade de desenvolver melhor o tema durante a conversa.

No caso de que a vaga inclua a faixa salarial oferecida e você esteja de acordo, você poderá mencionar ao recrutador que está de acordo com o valor oferecido na oferta de trabalho ou que gostaria de negociar o valor em questão.

Existen reclutadores que se esmeran en hacer una búsqueda exhaustiva en tus pretensiones económicas y que te preguntarán por tu historial salarial. Para evadir esta pregunta, si lo consideras necesario, puedes responder que dado a que consideras que estás dando una transición entre una empresa y otra y el giro de las compañías es distinto, que no lo consideras como algo relevante y prefieres enfocarte en lo que se te ofrece en esta nueva vacante.

falar-sobre-salario-durante-entrevista-de-emprego

3. O que dizer caso perguntem sobre o seu salário anterior

Existem recrutadores que se esmeram em fazer uma busca exaustiva de suas pretensões salariais e que vão perguntar sobre o seu histórico salarial. Para sair desse tema, caso considere necessário, você pode responder que está em uma transição entre uma empresa e outra e que o caráter das companhias é diferente, que você não considera isso como algo relevante e que prefere focar no que oferece esta nova vaga.

4. Auto-avaliação

Mesmo que todos nós queiramos ganhar mais dinheiro, você deve fazer uma auto-avaliação e colocar muita honestidade no fato de quanto você merece receber de acordo com a sua experiência e suas aptidões. De qualquer maneira, os guias sempre vão de uma faixa salarial mais baixa até uma mais alta, situe-se no lugar que você considera que você pertence com bom senso, assim o recrutador notará alinhamento entre o seu pedido e será mais fácil de você conquistar a vaga.

Ver também: Como responder à “Me fale sobre você” em uma entrevista de emprego

Modelos de Currículos Word para Preencher