Modelo de email formal de apresentação para emprego

Exemplo de email formal de apresentação para se candidatar a um emprego

É cada vez mais comum escrever a carta de motivação no corpo do email e anexar o Currículo ao mesmo tempo. Então, você se pergunta: como fazer um bom e-mail formal de apresentação para um emprego… Aqui está a resposta!

Ao enviar seu Currículo por email, você tem a oportunidade de se apresentar de forma breve e mostrar toda a sua capacidade para ocupar determinada posição. Por isso, redigir mensagem de apresentação (e-mail) de maneira eficiente se torna uma tarefa chave, já que o recrutador poderá saber se você é o candidato ideal para o cargo.

Este modelo de e-mail de apresentação para emprego permitirá que você elabore um e-mail breve, claro e estruturado. Preencha-o com seus dados e destaque o melhor de seu perfil.

[Seu nome e sobrenome]
[Seu endereço]
[Seu telefone]
[Seu e-mail]

[Nome da empresa]
[Nome e sobrenome da pessoa a quem a carta é dirigida]
[Endereço da empresa]

[Sua cidade], [Data]

Prezado(a) [Nome e Sobrenome da pessoa a quem o e-mail é dirigido],

Meu nome é [Seu nome e sobrenome] e, atualmente, trabalho como [Cargo que ocupa] na empresa [Nome da empresa para a qual trabalha]. Por meio deste e-mail, gostaria de manifestar o meu interesse pelo cargo de [Vaga à qual está se candidatando e referência], uma vez que isso corresponde perfeitamente às missões anteriores que realizei e nas quais desejo continuar me aprofundando.

Da mesma forma, gostaria de destacar alguns pontos em minha trajetória profissional que poderão ser de seu interesse:

  • Meu amplo conhecimento e experiência nas áreas de [Áreas nas quais trabalhou] possibilitaram meu domínio em [Programas ou conhecimentos adquiridos].
  • Meu trabalho junto a equipes internacionais [ou outros departamentos], contribuíram para que eu desenvolvesse novas competências para trabalhar em grupo.
  • Meus [hobbies, prêmios, viagens realizadas…] permitiram que eu trabalhasse na liderança de projetos e ajudaram a manter meu entusiasmo diante de novos desafios.

Desta forma, tomo a liberdade de anexar meu Curriculum Vitae a este e-mail. Espero que meu perfil possa ser útil para o desenvolvimento da missão proposta.

Agradeço antecipadamente a sua atenção.

Cordialmente,

[Seu Nome e Sobrenome]

Particularidades do e-mail de apresentação para um emprego

Às vezes, ter apenas um Curriculum Vitae em um formato moderno, bem estruturado ou atualizado, não é o suficiente.

Geralmente, você precisa saber como fazer para que seu Currículo chegue até a empresa, seja pessoalmente ou via internet. Nesse último caso, existem diversas opções. É possível recorrer a sites dedicados a recrutar pessoal capacitado ou enviar um e-mail diretamente para a empresa. Se preferir ir pessoalmente, você deve anexar ao Currículo uma carta de apresentação para o emprego, mas se optar por enviar um e-mail, não deixe de escrever uma descrição de sua apresentação para o trabalho.

O que é um e-mail de apresentação para um emprego e quem é o destinatário?

O e-mail de apresentação para um emprego não é nada mais do que um texto que contém suas habilidades, competências e conhecimentos de maneira resumida. Você deve se destacar nesse e-mail. No conteúdo, enfatize todos os seus pontos fortes para chamar a atenção do empregador ou, em outras palavras, fazer a diferença! Não se esqueça de demonstrar que é a melhor opção para o cargo, mostrar segurança, respeito e muito confiança em si mesmo.

Você deve dirigir o e-mail de apresentação à pessoa encarregada de receber essas informações, a qual vai definir quais são os possíveis candidatos que preencherão a vaga na empresa. Geralmente, o responsável é o departamento de Recursos Humanos.

Por isso, é importante coletar todos os dados necessários da empresa, como e-mails, nomes e departamentos. Isso é vital para fazer com que o e-mail de apresentação para o emprego que deseja chegue sem problemas até a pessoa certa.

Como estruturar corretamente um e-mail de apresentação para um emprego

  • Inicie cumprimentando de forma cordial e serena. Procure ser claro e expressar de forma contundente seus objetivos e aspirações dentro da empresa.
  • No corpo do e-mail, escreva um parágrafo descrevendo seus conhecimentos, habilidades e experiências em áreas semelhantes ou relacionadas ao cargo para o qual está se candidatando. Descreva de forma apropriada sua experiência, destaque suas conquistas e deixe claras suas contribuições. Declare-se proativo e diligente, mas nunca exponha competências que não possui. Você deve ser cem por cento honesto. Não declare aquilo que não é. A sinceridade pode ser fundamental para conquistar o objetivo de fazer parte da empresa. Diga ao empregador que você não tem nenhuma resistência às mudanças, muito pelo contrário, que tem a capacidade de se adaptar facilmente a elas.
  • Como em todos os documentos importantes, evite erros de ortografia.
  • Use letras maiúsculas somente onde necessário.
  • Inclua seus dados para contato.
  • Não se esqueça de anexar o Curriculum Vitae.
  • Na parte final do mensagem, despeça-se e agradeça pelo tempo dispensado à leitura de sua proposta.
  • Coloque sua assinatura.
  • Acrescente suas redes sociais de contato somente se você for um usuário ativo e regular.