Como ser feliz no Trabalho

Cada vez mais pessoas estão insatisfeitas com alguns aspectos da sua vida profissional, porém, elas não exprimem isso de forma tranquila e pensam exclusivamente em mudar rapidamente de trabalho. Diante desta situação de falta de felicidade no trabalho, é importante tomar medidas.

Infeliz e triste no trabalho, você quer jogar tudo pela janela, mudar de carreira ou de área, mas esta nem sempre é a melhor solução.

Como exprimir o seu desacordo e/ou descontentamento no trabalho?

Para um gerente, seus funcionários são uma fonte fundamental que ele deseja preservar e ver crescer nas suas empresas. É por isso que a sua opinião ou trocas de pontos de vista também são importantes tanto para eles quanto para você. Se você não diz o que pensa, muitas outras pessoas provavelmente também estão pensando a mesma coisa, mas como ninguém toma a iniciativa, o desacordo aumenta mais ainda e existem cada vez mais repercussões no seu domínio de trabalho.

Frequentemente é como num relacionamento: se nós não exprimimos o que sentimos e agimos apenas de maneira negativa, a nossa companheira ou companheiro não pode adivinhar o que está acontecendo conosco. Isso não trará nenhuma solução, pois criaremos atitudes incorretas que só tornarão a relação pior. Se você estiver triste no trabalho, é preciso começar a falar sobre isso ao seu redor.

Liberdade de opinião no trabalho

Muitas pessoas experimentam uma verdadeira dificuldade de exprimir diretamente o que pensam do seu trabalho. É por isso que hoje, graças às evoluções tecnológicas, podemos desfrutar de uma liberdade de opinião no trabalho sem reprovação e muito mais direta. Inúmeras aplicações foram lançadas recentemente, como, por exemplo, Niko Niko, Roundpegg, que permitem aos funcionários responder às perguntas sobre os seus sentimentos em relação a diferentes aspectos do trabalho, atribuindo a cada aspecto uma carinha triste ou contente que é traduzida em percentual de satisfação de 1 a 100. As opiniões são enviadas aos gerentes e compartilhadas a fim de incitar a discussão e a troca.

Outra aplicação é o Culture Map que consiste em administrar as entrevistas de chegada e partida dos candidatos. Isso trará aos gerentes uma visão das motivações de entrada e os motivos de saída de certos funcionários, antecipando ou criando certas mudanças no perfil da empresa.

Mood é outra aplicação que realiza pesquisas junto aos funcionários sobre as suas sensações no trabalho, regularmente, toda semana ou todo mês. As empresas podem conceber pesquisas de uma só pergunta e dar aos seus funcionários a possibilidade de responder com um único clique ou escrevendo um texto curto. Também é um meio de expressão fácil. Desta forma, eles podem julgar o seu nível de “felicidade no trabalho”.

A frequência de envio depende de cada empresa e dos seus objetivos (retroalimentação durante a assembleia…). Entretanto, isso permite exprimir livremente a sua opinião e permite que a empresa aja rapidamente e de maneira oportuna graças às informações coletadas, pois ela saberá claramente o que está acontecendo.

Tomar um café com o seu gerente

Se essas aplicações não existirem na sua empresa ou se esta não quiser implementá-las, você pode optar simplesmente pela opção de tomar um café fora do trabalho com o seu gerente ou lhe enviar um e-mail comunicando-lhe o seu desacordo e lhe propondo uma eventual solução para melhorar a situação. Não se esqueça que não basta se queixar, mas que é necessário propor soluções para o benefício de todos. Todo gerente está aberto a novas propostas, contanto que tragam melhorias!

Exprimir a sua opinião sobre o ambiente profissional da sua empresa, seus objetivos, sua relação com o seu gerente pode mudar ou melhorar a sua vida profissional. As empresas estarão sempre dispostas a escutá-lo e a melhorar a situação dos seus funcionários. Isso lhe trará vantagens e benefícios que você, pode ter certeza, não perderá nada em experimentar.

0 - 0 votos