Como preparar-se para uma entrevista de emprego

Conheça, em seguida, os melhores 15 conselhos sobre como preparar-se para uma entrevista de emprego. Descubra já como se preparar para uma entrevista e conquistar seu lugar no mercado de trabalho.

Se o seu currículo é bom e sua Carta de Motivação já foi convincente, a única coisa que falta é esperar a entrevista de emprego. Enquanto isso, é importante que você se prepare o suficiente para que sua entrevista seja um sucesso diante do seu recrutador.

Sendo assim, você precisa conhecer o tipo de perguntas que fazem regularmente para que você prepare suas respostas e cada um de seus argumentos.

Tipos de perguntas de uma entrevista de emprego

A seguir, descubra que tipo de perguntas o recrutador pode fazer durante uma entrevista de emprego.

Fale-me sobre você

Toda entrevista de emprego deve começar pela apresentação do candidato. Esta primeira etapa permite que o recrutador tenha uma primeira impressão da personalidade do candidato. Assim ele saberá se o candidato é extrovertido, introvertido, nervoso, estressado ou seguro de si mesmo.

Ver também: Como responder “Me fale sobre você” em uma entrevista de emprego

Perguntas sobre a empresa

Na sequência, o recrutador passará as perguntas a respeito da empresa, para saber se o candidato se deu ao trabalho de pesquisar a que se dedicam naquele espaço e se seria capaz de dar um exemplo de como poderia ajudá-la a melhorar ou continuar à frente.

Motivos da mudança de emprego

O que o recrutador quer saber com esta pergunta é o motivo pelo qual você deixou a empresa anterior ou porque quer deixá-la. Nunca fale mal da empresa anterior, mesmo que tenha vivido más experiências lá, isso não é bem visto diante de quem te entrevista.

Qualidade e defeitos

Com este tipo de pergunta, quem te entrevista terá uma noção de em que nível o seu perfil se encaixa diante das necessidades da vaga. Cada posto de trabalho necessita de um tipo de perfil e com isso saberão se você é ou não a pessoa indicada para ele.

Ver também: Defeitos e qualidades para uma entrevista de emprego

Experiência profissional

O empregador necessita saber que tipos de experiências profissionais você já teve, pedirá que você fale sobre seus projetos anteriores, de suas conquistas, do que você gostaria de melhorar ou mudar. Você deve se manter positivo a todo momento e, em caso de ter cometido erros, fale de como você os solucionou.

Como você se vê nos próximos 5 anos

O empregador pedirá que você fale de suas projeções profissionais. Você deve estar preparado para responder com veracidade, mas sem deixá-los pensando que você os deixará assim que tenha uma proposta melhor. O que eles desejam ver com isso é a sua capacidade de compromisso.

10 Perguntas frequentes e respostas em uma entrevista de emprego

Passo-a-passo para preparar-se para uma entrevista de emprego

Para que você se prepare da maneira correta para uma entrevista de emprego, é necessário que você conheça o tipo de perguntas que o recrutador fará, assim como, o tipo de respostas que é apropriado dizer.

1. Antecipe-se às perguntas da entrevista de trabalho

Por exemplo, os recrutadores normalmente perguntam acerca das qualidades e defeitos dos candidatos.

As respostas para este tipo de pergunta podem ser preparadas antes da entrevista. Por esse motivo, se você prepara as suas respostas, no dia indicado, você terá tudo pronto para utilizar na sua argumentação.

Antes da entrevista, é igualmente necessário que você leia com atenção cada uma das características da vaga para que você possa integrá-las às suas respostas. Desta maneira, tudo que você disser será o mais apropriado, pois se tratará do tipo de informação que eles mesmos estão buscando em um candidato.

Por exemplo, se a vaga diz que o candidato deve ser autônomo ou freelancer, você pode mencionar que você tem esse tipo de registro no momento de apresentar-se ao recrutador.

2. Prepare-se para desenvolver e sintetizar os seus argumentos

Ainda que seja necessário preparar-se para uma entrevista de emprego, você não deve parecer que está atuando diante do recrutador.

É importante saber conduzir a conversa, de modo que você desenvolva as respostas podendo ligá-las com outras. Não responda de maneira monossilábica, com apenas sim ou não.

Um bom candidato é aquele que sabe argumentar suas respostas e desenvolver-las, de maneira sintética, sem repetições e sem frases desnecessárias.

3. Cuide de sua linguagem oral e corporal

A linguagem que utilizamos é de suma importância durante uma entrevista de trabalho. Dessa forma, é necessário que você preste atenção ao tipo de palavras que você irá utilizar e que não se expresse de forma coloquial, mas sim, de maneira profissional.

Se a escolha das palavras tem um peso importante durante a entrevista, a linguagem corporal tem ainda mais. Durante uma entrevista de emprego, você deve cuidar bem da sua postura. Sente-se na cadeira com as costas eretas, ambos pés sobre o chão e tenha atenção para que suas mão tenham o menor movimento possível, a menos que você as utilize para dar ênfase ao seu discurso, mas sempre de maneira reservada, pois você não deve distrair o recrutador com movimentos excessivos.

Da mesma forma, é muito importante manter o contato visual com o recrutador. O seu olhar deve estar fixo no outro, procure não dispersá-lo, em especial, quando o recrutador fala com você. Você também deve cuidar da maneira como você se expressa, evite ser sarcástico ou demonstrar discordância com a sua linguagem corporal de maneira a parecer hostil.

como-comportar-em-uma-entrevista-de-empreg

5 conselhos para garantir o seu sucesso numa entrevista de emprego

Considere as seguintes 5 dicas para triunfar em uma entrevista de trabalho.

1. Ser puntual

A pontualidade é uma das qualidade mais importantes na hora de trabalhar em um local. Dessa forma, você mostra que sabe respeitar o tempo do outro e que está comprometido com o que você faz.

2. Escolher a vestimenta apropriada

Esse é outro dos critérios importantes durante uma entrevista de emprego. Porém, em países mais abertos como os Estados Unidos, dependendo do tipo de empresa, as pessoas podem se vestir comodamente, por exemplo, na empresa Facebook ou Google, os funcionários podem vestir-se de maneira mais informal. Você lembra como Steve Jobs se vestia?

Para mais informação sobre a sua vestimenta ideal, consulte o nosso artigo Como vestir-se durante uma entrevista de emprego.

3. Não responda muito rapidamente a uma pergunta

A espontaneidade é muito valiosa em certos momentos da vida, mas não durante uma entrevista de trabalho, pois dessa forma você pode cometer erros que passam uma má impressão ao recrutador. Dessa forma, recomendamos que você se dê tempo para formular suas respostas, pense um pouco antes de responder, inclusive, se você responder rápido demais, pode demonstrar que não tem controle sobre o seu nervosismo. Então, respire e relaxe.

4. Sintetize suas respostas

Quando o recrutador pedir que você fale sobre as suas experiências anteriores ou sobre suas habilidades e defeitos, procure sintetizar, não demore muito tempo para responder,  pois é possível que você não tenha muito tempo de entrevista. O tempo normalmente é fixado para cada entrevistado.

5. Feche com chave de ouro

Quando o recrutador perguntar se você tem alguma pergunta, faça-a para demonstrar interesse na vaga. Não esqueça de agradecer pelo seu tempo e de demonstrar disponibilidade para continuar em contato e à espera de uma resposta. Se você fez tudo que está em suas mãos para esta entrevista, tudo que você pode fazer é encerrar da forma mais amável para fechar com chave de ouro.

Como preparar-se bem para uma entrevista em inglês

De maneira geral, para concluir com sucesso uma entrevista de emprego em inglês, as regras são as mesmas que para qualquer outro idioma:

  • Você deve chegar a tempo, com conhecimento geral acerca da empresa, com o asseio e a vestimenta adequadas;
  • Para preparar-se para uma entrevista de emprego em inglês, você deve trabalhar em sua expressão oral.  Isto te permitirá compreender cada uma das perguntas dos recrutadores e te possibilitará responder de uma maneira fluida, sem gaguejar ou cometer erros por pensar em outro idioma.
  • Você deve ser amável, o idioma permite que você se comporte com mais cordialidade que em outros idiomas.
  • Uma das vantagens do inglês é que o recrutador não considera impertinente que o candidato faça perguntas ou dê seguimento a entrevista, você pode redatar um e-mail depois da entrevista sem ser inoportuno. Bom senso!
  • Da mesma forma, as entrevistas em inglês são menos complexas quanto ao tema de salário. Os candidatos podem perguntar quanto ao salário oferecido sem preocupar-se. É interessante que tenham uma pretensão salarial inclusive.
  • Na cultura anglo-saxã, existem distintas fases de recrutamento e seleção de pessoal, por isso, você pode perguntar durante a entrevista quais são as etapas e processos seguintes. Você pode perguntar, inclusive, se você pode entrar em contato em caso de não receber uma resposta na sequência.

Baixar: Modelos de Currículo Simples grátis

Modelos de Currículos Word para Preencher