Como Fazer um Curriculum Vitae em Inglês?

Para muitas pessoas, fazer um Currículo em inglês é um pesadelo. Por isso, se você necessita preparar um currículo nesse idioma, aconselhamos que leia atentamente este artigo para que leve em conta todos os elementos fundamentais para montar um bom CV em inglês.

Talvez já tenha ocorrido que você não saiba quais dados incluir no seu CV ou como estruturá-lo. Agora imagine tudo isso em um idioma que não é a sua língua principal. Isso pode tornar-se um problema!

Para evitar dor de cabeça, apresentamos abaixo os elementos que devem ser levados em conta para criar um Curriculum Vitae em inglês e poder se candidatar ao almejado emprego.

Qual a estrutura de um currículo em inglês?

Mensagem personalizada – Quem sou

Neste primeiro passo do seu CV em inglês, você deve expressar o seu interesse em ingressar na empresa em questão (descrever em 3 frases o que você procura). Esta mensagem deve ser redigida em tom formal e indicar que você está disposto a realizar uma entrevista por Skype, Hangout ou outro meio, caso o pessoal encarregado queira conhecê-lo melhor.

Informação pessoal

Nesta seção você incluirá dados básicos como lugar e data de nascimento, nacionalidade ou nacionalidades (caso possua várias), e-mail, telefone, Skype, se tiver, e endereço.

Programas sabe utilizar

Nesta seção fale sobre os seus conhecimentos com relação à utilização de um programa ou método. É o momento ideal para mencionar e destacar cada uma das competências que possam valorizar o seu perfil.

Formação

Mencione as suas formações de base e aquelas que podem ser úteis para o seu potencial emprego. Evite incluir aquelas que não têm relação com o que a empresa exige.

Por exemplo, se você for se candidatar ao departamento de recursos humanos, não tem sentido algum mencionar aquele certificado de curso de cozinha francesa que você fez durante as férias.

Lembre de mencionar detalhadamente as instituições em que se formou, sua localização e os períodos em que realizou os estudos.

Experiência pessoal

Esta parte é fundamental para apresentar no seu Curriculum Vitae em inglês os seu empregos anteriores e as característica do seu trabalho nesses momentos pontuais.

Inclua os períodos em que exerceu sua atividade. Comece pelo mês e ano em que iniciou e siga a mesma fórmula para indicar quando finalizou a sua relação de trabalho. (Abr. 2012 – Fev. 2014).

Descreva detalhadamente o seu cargo e a abrangência das suas atribuições, o nome e tipo de empresa na qual trabalhou.

Habilidades e atividades de lazer

Mencione apenas aquelas habilidades que possam acrescentar algo para o cargo a que está se candidatando. Uma vez mais, você deve selecionar o que pode ser útil para você e para a empresa.

Inclua os cursos, certificados adicionais ou conquistas de que se sinta orgulhoso e considere importante mencionar. Nos países anglo-saxões, você não é avaliado apenas pelos seus diplomas ou estudos realizados, mas também pelas habilidades extras (esportivas, culturais…) que você possa ter e que possam contribuir para a equipe.

Os recrutadores também se interessam muito pela sua maneira de ser ou outros aspectos extras, para ver qual será a sua afinidade com a equipe com a qual irá trabalhar.

Referências

Este item tem uma característica peculiar no seu currículo. Aqui você deverá mencionar pessoas que saibam o idioma e que, ao serem contatadas, possam dar as referências nesse idioma.

Se você não dispuser de pessoas que possam recomendá-lo fluentemente em inglês, evite incluir neste item o número de telefone delas e opte por incluir o e-mail para que o contato possa ser feito por outro meio.

Modelo de Curriculum Vitae em inglês

Exemplo de Currículo em inglês para baixar em Word.

Palavras inglesas que devem ser incluídas no seu Currículo em inglês

As palavras têm um grande poder de persuasão. Ao candidatar-se a um cargo, você quer convencer a empresa de que é o candidato certo para a tarefa. O que fazer? Simples. Inclua estrategicamente no texto do seu Resume as palavras que sugerimos abaixo para que chamem a atenção da pessoa encarregada de ler o seu currículo em inglês.

Nesse caso, sugerimos escolher 5 palavras distribuídas em 4 categorias que você pode utilizar, para que o seu Currículo em inglês tenha o maior impacto possível.

Palavras para cargos de direção ou gerência

  • Developed
  • Revitalized
  • Facilitated
  • Impacted
  • Demonstrated

Palavras para o setor de saúde

  • Cared
  • Assisted
  • Secured
  • Assigned
  • Monitored

Palavras para o setor de marketing:

  • Increased
  • Collaborated
  • Delivered
  • Established
  • Generated

Palavras para o setor de informática e programação

  • Formatted
  • Set up
  • Supported
  • Troubleshot
  • Programmed
criar-curriculo-em-ingles-simples

3 Conselhos para criar um Currículo em inglês

Ressaltamos mais uma vez, que é vital para as suas aspirações que você adapte o seu currículo ao inglês do país onde você se candidata. O inglês da América não é o mesmo do Reino Unido, nem da Austrália.

  1. Por isso, altere a opção de idioma do seu computador para o inglês do país ao qual se destina o seu currículo.
  2. Se você não tiver um bom domínio do idioma, opte por assessorar-se com o serviço de um tradutor profissional. Por questões orçamentárias, essa opção não é viável para todos, mas é a mais confiável.
  3. A outra alternativa, não tão precisa, é a de utilizar um software tradutor. Lembre que esta opção pode fornecer resultados robotizados que nem sempre concordam com o uso linguístico de um falante humano.

Diferenças entre o CV Americano e Britânico

As diferenças entre o CV em inglês Americano e Britânico não se encontram apenas em algumas palavras utilizadas, mas também na estrutura de cada um.

The Resume

Comecemos por algumas particularidades próprias do idioma. Nos Estados Unidos denomina-se “Curriculum” um documento de aproximadamente 10 páginas que serve para candidatar-se a cargos, em geral, acadêmicos.

Na América, o que conhecemos por Currículo denomina-se “Resume” e tem formato diferente do tradicional. Nesse caso, as informações são muito condensadas, a redação é elaborada de forma a persuadir o empregador com as chamadas “palavras enfáticas” e contém cada um dos campos mencionados acima.

Se o fizer desta maneira, você deverá destacar o mais importante com negrito e oferecer o que você sabe fazer como se fosse um produto. O princípio que rege o Resume baseia-se em determinar qual a necessidade do seu empregador, como se fosse um “ponto nevrálgico” que você vai atender com os seus serviços.

CV Británico

No caso dos países da Grã-Bretanha, Austrália e Nova Zelândia, utiliza-se mais o documento tipo CV simple, no qual você apresenta as suas habilidades, formação e experiência em no máximo duas páginas.

Leve em consideração que se você se estender demais no currículo em inglês “Resume”, correrá o risco do recrutador optar por não lê-lo. Quanto mais clara e estruturada estiver a informação, maior a possibilidade dela ser lida.

Em que casos é importante ter o seu CV em inglês?

Em um mundo globalizado, as fronteiras para conseguir o emprego que você procura são cada vez mais tênues. Por isso, é imprescindível investir tempo na preparação do seu Currículo em inglês e que este seja bem estruturado. Nunca se sabe se o trabalho dos seus sonhos não está em um país de língua inglesa.

Talvez a economia no seu país não vá às mil maravilhas e você esteja procurando oportunidades no exterior, queira abrir fronteiras ou simplesmente esteja interessado em trabalhar de sua própria casa para aumentar a sua renda.

Também pode ser o caso de que tenha planos de emigrar para ampliar seus horizontes profissionais em países onde se fale a língua de Shakespeare (Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda…).

Seja qual for o seu caso, aqui você encontrará dicas para criar seu currículo em inglês de forma eficaz.

Agora você já dispõe de toda a informação e as dicas essenciais para elaborar um curriculum vitae em inglês de qualidade. Então comece a fazer o seu currículo para chamar a atenção do seu futuro recrutador.

5 - 7 votos