Como Fazer um Currículo para un Primeiro Emprego

Trata-se do dilema clássico: “Como preparo um CV sem experiência (ou com pouca)?”, Como fazer um currículo para primeiro emprego?, Como vendo o meu perfil profissional pela primeira vez? E claro, você recém concluiu seus estudos ou sua graduação e é impossível já ter acumulado experiência.

Ingressar no mercado de trabalho pela primeira vez não é uma tarefa fácil. Ao menos para a maioria dos jovens. Muitos dos postos ofertados como vagas de emprego requerem experiência prévia. E não, nem todos têm experiência.

A questão pode parecer frustrante, mas não desanime. Leia este post até o final e descubra os segredos que permitirão que você prepare o currículo sem experiência profissional que multiplicará as suas possibilidades de conseguir esse primeiro emprego.

Procure experiências ao longo da sua vida

Pense em todos os conhecimentos que acumulou ao longo da vida, escreva-os em uma folha de papel e selecione aqueles que se encaixam na exigência da empresa e que possam servir para incluir no seu Currículo.

As viagens são uma grande oportunidade de aprender informalmente. Inclua esse tipo de dados porque a maioria das empresas valorizam quem viaja, pois isso pode dar a ideia de que você é uma pessoa com visão ampla, flexível e preparada para os desafios.

Algumas formações ou prêmios obtidos com esforço dizem muito de você, mencione se foi campeão regional de Atletismo, o quanto se dedicou para isso e os seus objetivos. Isso talvez não tenha nada a ver com o posto ao qual você está se candidatando, mas mostra que você trabalha duro para atingir seus objetivos. E isso tem muito valor.

Se você mencionar que viajou ou aprendeu outro idioma, produto de alguma experiência pessoal, que seja real, por favor. Inventar experiências para ficar bem, pode voltar-se contra você.

Leve em conta que tudo o que você sabe tem valor, mas nem tudo é válido para todo currículo. Selecione bem o que comentar sobre as suas experiências pessoais. Lembre que haverá muitos candidatos ao cargo e um texto autobiográfico longo terá menos possibilidades de ser lido que um conciso.

Destaque as suas práticas profissionais em seu Currículo

As práticas profissionais são muito valiosas para o Currículo de quem não tem experiência. Mencione-as, mas revisando o contexto em que foram desenvolvidas.

Nesse caso, toda experiência profissional é válida, depende apenas de qual a melhor maneira de apresentá-la.

Competências adquiridas durante a sua vida pessoal

Quem é competente em alguma área, deve comprovar que é suficiente. Algumas vezes, o título não faz o profissional. Há muitos exemplos. Steve Jobs, Bill Gates, Mark Zuckerberg. Nenhum deles concluiu seus estudos universitários, mas isso não os impediu de mostrar do que são capazes.

Se você incluir informações que se refiram a suas competências que não foram adquiridas em instituições ou não concluídas em uma universidade, você deverá levar em conta que poderão lhe pedir uma demonstração. Prepare-se para demonstrá-lo.

Lembre de mencionar no seu Currículo sem experiência ou com pouca, as competências que realmente o incrementem e que sejam relevantes. É claro que nem tudo é aprendido em uma escola ou universidade, mas você deve assegurar-se de que tem domínio naquilo que informar.

como-preparo-um-cv-sem-experiencia-profissional

Pontos de interesse, uma seção a ser desenvolvida

A vantagem de ter pouca experiência na hora de se candidatar é que você ainda é flexível para realizar um trabalho que não esteja estritamente relacionado com o que procura. E os recrutadores sabem disso.

Por isso, reserve algum tempo para explorar quais são os seus principais pontos de interesse. Faça uma lista ampla e selecione aqueles que possam abrir portas no tipo de empresa à qual você vai enviar o seu CV.

O emprego que você procura não se encontra sempre na oferta da empresa, mas muitas delas arquivam os Currículos segundo as qualidades ou interesses do candidato.

Além disso, poderá haver uma vaga que requeira menos experiência em outro departamento, podendo, assim, os seus interesses chamar a atenção em outros âmbitos.

Dicas para fazer um Currículo para primeiro emprego

  • O seu primeiro Currículo pode ter pouca experiência a relatar. Entretanto, ele não deve ser uma desculpa para enchê-lo de informações pouco relevantes.
  • Acima de tudo, mantenha a simplicidade e atente para que o formato seja adequado à empresa que oferece o posto.
  • A elegância e a disposição das informações vão ajudá-lo. Por isso é importante que, antes de mergulhar na preparação do seu primeiro CV, você veja diferentes modelos de Currículo e avalie qual é o ideal para o seu perfil.
  • Selecione uma foto com fundo neutro. O recrutador não quer ver fotos na praia ou de casal.
  • Inicie suas incursões ao mundo do trabalho pela porta da frente. Cuide para que os seus textos não tenham erros ortográficos nem de redação. Lembre que a primeira impressão é muito importante.
  • Tenha um objetivo claro e fale sobre o que você pode fazer. É claro que, em um momento de urgência, você pode ter a flexibilidade de aceitar um cargo diferente do que está procurando, mas sempre mantenha seu objetivo claro. Essa atitude de foco é muito valorizada pelas empresas.
  • Mais sobre como fazer um Currículo.
  • Concentre-se nas coisas que o destacam como profissional e não nos seus pontos fracos. Pode ser que a pessoa de RH que receba o seu currículo sem experiência veja outras coisas em você, como a sua motivação, sua orientação ao sucesso, sua pouca resistência a mudanças.
5 - 1 votos