Exemplo de carta de motivação para mestrado

Modelo de carta de motivação para candidatura ao Mestrado

Caso deseje continuar seus estudos em uma universidade nacional ou internacional, este modelo de carta de motivação para Mestrado será de grande ajuda.

Se você se considera um candidato rigoroso, animado e motivado, por que não dizer isso a quem precisa ouvir? Escrever uma boa carta de apresentação para Mestrado não só permite expressar sua motivação para concluir determinado curso ou ocupar certa vaga, mas também ajuda você a mostrar mais quem é.

Fale sobre seus gostos, suas áreas de experiência, suas paixões, seus interesses na empresa, suas possíveis contribuições… Isso é realmente o que a pessoa deseja saber de você. Caso tenha vontade de cursar um mestrado ou ocupar determinado cargo, o recrutador vai querer saber o seguinte: se você é um candidato apto e como será seu desempenho em comparação com os outros concorrentes. Baixe este exemplo de carta de motivação para candidatura a Mestrado e mostre o seu melhor!

[Seu nome e sobrenome]
[Seu endereço]
[Seu telefone]
[Seu e-mail]

[Nome da empresa]
[Nome e sobrenome da pessoa a quem a carta é dirigida]
[Endereço da empresa]

[Sua cidade], [Data]


Assunto: Candidatura ao Mestrado em [Título do curso ao qual está se candidatando]


Prezado(a) [Nome e Sobrenome ou instituição a quem a carta é dirigida],

Estou muito motivado(a) para cursar [Nome da Pós-Graduação ou Mestrado que deseja realizar], e gostaria de completar minha formação e adquirir os conhecimentos necessários em [Conhecimentos que deseja adquirir com essa formação] por meio desse curso, com o objetivo de consolidar minha carreira profissional. Creio que, graças à excelente qualidade do ensino e ao conteúdo programático oferecidos por sua instituição, poderei me preparar melhor profissionalmente e realizar meu projeto de vida no futuro: [O que deseja ser no futuro ou que cargo gostaria de ocupar].

Graças aos estudos que concluí e aos trabalhos extracurriculares que realizei, consegui desenvolver novos conhecimentos em [Conhecimentos que adquiriu], o que aumentou meu desejo de enfrentar novos desafios.

O desenvolvimento de diversos projetos durante meus estudos e algumas experiências profissionais permitiram que eu me capacitasse nas áreas de tomada de decisões e trabalho em equipe. Além disso, a área de [Área na qual deseja se formar] me interessa bastante, e quero continuar aprendendo muito mais.

Creio que essas experiências podem ser úteis para a realização deste mestrado, pois serei capaz de compartilhar meus conhecimentos com os outros alunos e obter sucesso em minha carreira profissional.

Espero poder ter o prazer de cursar o programa de Mestrado (Pós-Graduação) em [Título do curso ao qual está se candidatando] em sua instituição.

Cordialmente,

[Seu Nome e Sobrenome]

O cumprimento das metas acadêmicas é uma das maiores conquistas que qualquer pessoa deseja ter, tanto pelo esforço dedicado como pela busca de crescimento financeiro. Todo o trajeto por cada um dos níveis educacionais termina em seus estudos universitários, que é a etapa que vai moldar as características definitivas do seu perfil como profissional.

Se quiser ser competitivo, você deve se atualizar constantemente em sua área profissional e caminhar de mãos dadas com a globalização e toda a modernidade que isso implica. Em outras palavras, não se acomodar.

Particularidades da carta de motivação para Mestrado

A carta de motivação para Mestrado é um dos documentos que as faculdades e universidades solicitam como anexo aos requisitos para a escolha de um curso de mestrado.

Trata-se de uma formalidade muito pessoal que serve como sua apresentação, tornando-se o primeiro filtro no processo de seleção e posterior ingresso na Universidade. Esse documento acompanha o Currículo e é onde você vai expor as razões pelas quais deseja concluir tal formação.

Portanto, tudo o que estiver contido na carta de apresentação para Mestrado é de vital importância, pois o documento terá um papel fundamental no momento de sua possível escolha como aluno do curso.

Como escrever uma carta de motivação para Mestrado?

Como o nome indica, nesse tipo de carta, você precisa trabalhar com a motivação usando frases inspiradoras, além de elaborar uma boa redação que expresse claramente o motivo de seu interesse em participar do curso. Você também deve escrever um resumo com uma breve descrição de suas conquistas acadêmicas e profissionais, objetivos alcançados, crescimento profissional e projetos futuros.

Em particular, você deve detalhar de forma específica seus estudos e trajetória profissional, enfatizando principalmente os conhecimentos e competências que tenham relação direta com o mestrado que deseja realizar. Observe que o restante das suas habilidades e experiências profissionais estará refletido no seu Currículo atualizado. Assim, suas outras capacidades devem estar descritas na sua carta de motivação para mestrado.

Recomendações para elaborar uma carta de motivação para candidatura a Mestrado

  • Utilize sempre uma linguagem clara e simples.
  • Não se esqueça das formalidades correspondentes a este tipo de documento.
  • Preste atenção à sintaxe, coerência e coesão de sua carta.
  • Evite erros de ortografia que causem uma má impressão.
  • Use frases e textos motivadores.
  • Nunca se esqueça do objetivo principal de sua carta de motivação: convencer.
  • Seja criativo, mas sem deixar ideias dispersas que provavelmente não serão compreendidas pelo destinatário.
  • Faça uma revisão profunda antes de imprimir a carta de motivação para Mestrado.
  • Verifique seus dados e os da pessoa a quem você se dirige.
  • Da mesma forma, certifique-se de que tudo esteja correto, já que todos os detalhes serão levados em consideração e, de certa maneira, vão refletir seu preparo, seu nível acadêmico e seu desenvolvimento profissional.