Como fazer uma Carta de Apresentação

Aprenda as melhores dicas para rescrever uma carta de apresentação perfeita para um trabalho: Estrutura, características…. Descubra já como fazer uma carta de apresentação para um trabalho.

Uma vez que esteja com seu currículo perfeito, você terá que fazer uma carta de Apresentação para acompanhar seu currículo nas candidaturas das ofertas de trabalho.

Se você não sabe como fazer uma carta de apresentação, que dados colocar ou para que serve uma carta de apresentação, na continuação, te daremos toda informação que necessita saber.

Escrever uma carta de apresentação é uma importante ação se quando se está procurando trabalho. É um documento que te ajuda a te diferenciar dos restos dos candidatos.  Segue o passo a passo do nosso processo de criação e revise que não te falte nenhum dado. Em este artigo vamos te dizer exatamente como fazer uma boa carta de apresentação.

Estrutura de uma Carta de Apresentação

No momento de escrever uma carta de apresentação é muito importante ter em conta qual estrutura deve colocar as informações. Se inicia com algum de nossos modelos de carta de apresentação, mas não se esquece de personaliza-lo com sua própria informação. Na continuação explicaremos como se deve estruturar uma boa carta de apresentação:

1. Informações de contato

A quem está sendo dirigida a carta de apresentação? É importante incluir a informação da pessoa para quem a carta está sendo dirigida, assim como sua própria informação. 

Informacoes de contato

A carta de apresentação de trabalho para uma empresa deve ser ir dirigida a alguma pessoa em especifico. Em este caso, a pessoa responsável do departamento de RRHH. Esta informação não está sempre acessível para todos. Assim que não terá os dados completos da pessoa que te entrevistara, investigar essas informações as vezes podem ser necessárias, ligar para a empresa que te digam o nome da pessoa responsável. Se decide escrever o início da sua carta de apresentação de forma impessoal “para a pessoa responsável”, você perde os pontos que já levava vantagem, porque é uma maneira superlonge de se direciona a uma pessoa.

2. Saudação inicial

Trata se de inverter por um momento os papeis e pensar se você fosse o recrutador que recebesse a carta de apresentação de um candidato. Se quando comece a ler a carta de apresentação, não encontra com um “a pessoa responsável” no lugar do seu nome e sobrenome, o que aconteceria? Verdade que prefere que seja personalizada? Claro, dessa maneira se cria a empatia entre o recrutador e o solicitante desde de início.

Assim é como se deve incluir a saudação em sua carta:

Saudacao inicial

3. Paragrafo introdutório

Todo início sempre deve ser poderoso para chamar a atenção que necessita. Não é preciso reunir muitas informações com muita seriedade, mas também não seja informal. Busque o equilíbrio.

É importante que seu paragrafo de introdução para sua carta de apresentação tenha:

  • Seu nome
  • Como e quando soube da candidatura
  • Em que setor você desenvolveu sua experiência de trabalho mais importante e quanto tempo durou
  • Grau de estudos
  • Campo de estudo
  • Metas professionais
Paragrafo introdutório

4. Corpo do texto

Sua carta de apresentação deve estar composta por dois ou três parágrafos que dê corpo a estrutura. E eles devem ter seus dados pessoais e descrever com o maior detalhe possível e com um número pequeno de palavras. Os parágrafos do corpo do texto devem conter o seguinte:

  • Responder a oferta de trabalho, ou seja, explicar o que você tem o que eles pedem.
  • Incluir palavras ou orações que você já tinha visto na oferta de trabalho, funcionam como palavras chaves.
  • Habilidades.
  • Como sua personalidade encaixa perfeitamente com o posto.
  • Como você pode ajudar aquela empresa cumpra com suas metas.
  • De que maneira vai empregar suas aptidões em benefício da empresa.
Corpo do texto

5. Disponibilidade para entrevista

É muito importante que você informe ao recrutador que está livre para uma entrevista, inclusive, incentivar que aconteça. Pode incluir orações como “Conto com excelentes habilidades para o serviço de atenção ao cliente que te comprovarei quando me concedas uma entrevista. ” Lembre-se que o objetivo é mostrar interesse e plena disposição para assistir uma entrevista de trabalho quando te concedam.

6. Termine a carta de apresentação

Depois de expor sua disponibilidade para uma entrevista, é importante que termine a carta de apresentação com um agradecimento pelo tempo do recrutador por ter lido. Também, deves mencionar que, no caso de não ter notícias da sua parte, que você entrará em contato com eles dentro de uma semana.

Lembre-se de finalizar com uma despedida formal e seu nome. O Ideal é que o recrutador se ponha em contato contigo assim que termine de ler sua carta de apresentação. Se você realizou bem o processo, os resultados serão benéficos.

Termine a carta de apresentacao

Também pode te interessar nossos concelhos para fazer uma carta de apresentação.

Tipos e Exemplos

O uso de uma carta de apresentação pode ser para diferentes propósitos. Aqui disponibilizamos os tipos de carta de apresentação mais importantes, acompanhado de exemplos grátis para baixar:

Carta de apresentação para uma Oferta de Emprego

Esta é a mais comum das cartas de apresentação. Uma empresa pública a vaga e você inicia sua candidatura ao enviar seu currículo acompanhado de uma carta de apresentação para uma oferta de emprego.

➡️ Baixe nosso Modelo de carta de apresentação para um trabalho

Carta de apresentação sem Experiência

Quando quiser ingressa seu primeiro trabalho, sua carta de apresentação não poderá incluir experiência, porque trata de seu início de trajetória laboral.  Se este é seu caso, o que você deve fazer é escrever sua carta de apresentação em torno de suas atitudes, habilidades, capacidades e os motivos pelos quais você quer fazer parte dessa empresa. Como suas características podem adaptar-se a vaga ofertada? Essa é a pergunta que se deve desenvolver.

➡️. Baixe nosso modelo de carta de apresentação sem experiência

Carta de apresentação para estagio professional

Quando é um estudante ou um recém graduado é comum que antes de começar a trabalhar em uma empresa, realizes estágio professional ou Trainee. Para começar o estágio, te pediram uma carta de apresentação ou uma carta motivacional.   Em ela é importante que fale sobre as competências que se desenvolvem sua área de estudo e como poderíamos introduzi-las na empresa.

Carta de motivação para Estudos 

Se deseja entrar em uma boa universidade, ou escola, ou fazer um mestrado, muitas vezes é solicitado uma carta de motivação para apoiar sua candidatura.

➡️. Baixem nossos exemplos de carta de motivação para mestrado

Carta de Apresentação Autocandidatura 

Não precisa que você tenha uma oferta de trabalho para que você decida enviá-la. Em estes casos estamos falando de uma carta de apresentação de autocandidatura ou espontânea.

Acontece em casos que você queira oferecer seus serviços e da visibilidade ao seu currículo. Nesse caso, a carta de apresentação resulta valiosa, porque nela pode manifestar seu interesse por formar parte de uma empresa sem que alguém te peça. O resultado pode ser que a organização em questão valore com especial atenção o fato de alguém que queira trabalhar com eles.

A principal desvantagem de escrever esse último tipo de carta de motivação, è que, se envia a diversas empresas, te tomara muito tempo adequar sua oferta para cada uma delas. Então pode cometer algum erro no momento de fazer uma genérica com menos possibilidades do que entregar em branco.

➡️. Baixe nosso modelo de carte de apresentação para autocandidatura.

Carta de apresentação para voluntario

Se quiser realizar voluntariado, um dos requisitos que te pediram será uma carta de apresentação ou também uma chamada carta de motivação. Nelavocê terá que falar sobre seu perfil pessoal e os motivos pelos quais você quer realizar um voluntariado.

carta-de-motivacao

O que é uma carta de apresentação

Uma carta de apresentação é um documento onde você pode expor todas as razoes pelas quais você é a pessoa ideal para ocupar um posto de trabalho.  É importante aclarar que a carta não pode substituir o Curriculum Vitae. Ainda que sempre deve acompanhar, ou seja, quando você aplica para uma oferta de trabalho, o ideal é que envie seu Curriculum Vitae acompanhe a carta de apresentação.

O mais importante de uma carta de apresentação é que fale sobre sua experiência laboral relevante, que exponha a compatibilidade que encontra entre as ideias da empresa e as suas ideias, mostrando suas qualidades únicos da sua personalidade.

Para que serve uma carta de apresentação

O proposito principal de uma carta de apresentação é divulgar seu perfil de trabalho ou planejar sua candidatura ao posto em que você tem interesse de trabalhar. Estas são algumas das razoes pelas quais se utilizam:

  • Conhecer o candidato de maneira personalizada. Seu currículo são dados preciosos sobre seu perfil laboral, em troca, a carta de apresentação detalha sua personalidade, é como uma pequena conversa que você tem o recrutador.
  • Mostra de interesse pela parte do candidato. Não é o mesmo aplicar a um trabalho com apenas com seu currículo, do que fazer acompanhado a uma carta de apresentação.
  • Se destaque ao aplicar do resto dos candidatos. Não são todos os candidatos que separam um certo tempo para escrever uma carta de apresentação para acompanhar seu currículo, por isso, se você faz, contara com um elemento, mas que te ajudaria a se destacar do resto.

Formato para uma carta de apresentação

É importante que sua carta de apresentação tenha um formato onde o tamanho de letra, as margens e parágrafos se organizassem de maneira professional para deixar a melhor impressão ao recrutador.

  • Utilizar um tamanho de letra entre 11 e 12 pontos, segundo seja a extensão da sua carta.
  • A tipografia ou fonte deve ser legível, as mais utilizadas são Calibri, Arial, Times e Times New Roman.
  • É recomendável que justifiquem os parágrafos para que o texto fique mais distribuído de maneira homogênea, em caso que não fique distribuía bem o formato, o melhor seria alinhar os parágrafos com a margem esquerda.
  • A distância da carta de apresentação deve ser de uma página.
  • O número de parágrafos varia, mas o ideal é que seja entre três e quatro.
  • A quantidade de palavras também varia, o melhor é ter entre 200 e 300 palavras.

Baixe Grátis uma de nossos modelos de planilha de cartas para Word.

Relacionar a carta de Apresentação com seu currículo

Para melhorar a imagem da sua carta de apresentação, a recomendação é que tenha um desenho similar à do seu currículo. Dessa forma, o recrutador observa que tem um trabalho previamente planificado e seu profissionalismo aparecera.

Lograr que seu currículo e sua carta de apresentação compartam o mesmo desenho é uma tarefa simples. O importante é que conserve as mesmas cores, fonte, o tamanho de letra e em caso de que leve ícones, também as utilizas em ambas partes, sobre todo quando se trata de telefone, e-mail e localização.

A continuação, te mostraremos como podemos ver uma carta de apresentação e um currículo que compartam o mesmo desenho e formato.

Mais Exemplos de Carta de Apresentação

Modelos de Carta de Apresentação