Por que utilizar as redes sociais para encontrar um emprego?
Hoje em dia, existem cada vez mais centros de emprego, de empresas e de caça-talentos que estão adaptados aos novos mercados numéricos e que utilizam essas redes sociais para procurar novos talentos.
O potencial das redes sociais como canal de atração, captação e recrutamento de diferentes perfis tornou-se um importante pilar para os departamentos de Recursos Humanos. Eles podem, a partir de então, obter através deste meio informações preciosas e de qualidade.
“Neste momento de mudanças, aqueles que estão abertos ao aprendizado se apropriam do futuro, enquanto que aqueles que acreditam saber de tudo estarão bem equipados para um mundo que já não existe mais.”
Eric Hoffer
É por isso que é importante se adaptar ao mercado e estar presente na Internet, a fim de aumentar as possibilidades de se encontrar um emprego.
10 motivos importantes pelos quais você deve utilizar as redes sociais no momento da sua busca por emprego
1. Selecionar as redes sociais que o destacarão
É importante saber quais são as redes sociais nas quais você quer estar presente e que você deseja otimizar. Não adianta de nada estar presente em todas as redes sociais. Como explicamos, o importante não é a quantidade, mas a qualidade.
2. Construir uma reputação eletrônica para si
A sua presença na Internet aumenta a sua visibilidade, mas aumenta igualmente a sua vulnerabilidade. É por isso que é importante que as suas diferentes redes sociais contenham informações úteis e filtradas relacionadas a você. Tome um tempo para alimentá-las corretamente e exibir todas as informações que destacarão o seu perfil (diploma, experiências, centros de interesse, associação da qual você é membro…). Isso permitirá aos recrutadores saber mais sobre você e, sobretudo, conhecê-lo melhor.
Não se esqueça de gerenciar as configurações de confidencialidade das suas fotos, comentários e outros conteúdos das suas redes sociais, a fim de melhor gerenciar o seu perfil!
3. Ser diferente e único
Hoje, é possível ser muito criativo na Internet e difundir conteúdos rapidamente. Graças aos blogs, vídeos do YouTube, CV online e outros sites de Internet pessoais, podemos fazer a diferença e mostrar as nossas competências.
Por exemplo, criar um vídeo sobre você, publicá-lo no YouTube numa conta privada e compartilhá-lo nas redes sociais onde você está presente; isso demonstrará a sua autonomia, o domínio de outros programas e o interesse de assumir novos desafios.
Entre uma pessoa que possui uma rede social completa e de qualidade e uma pessoa com uma rede social incompleta; quem será contratado, na sua opinião?
Utilize o nosso modelo de currículo para primeiro emprego gratis.
4. Encontrar novas ofertas de emprego
Inúmeras empresas publicam seus anúncios profissionais apenas na Internet e em redes sociais como Twitter, LinkedIn, Facebook… Estar presente nas redes sociais permitirá que você conheça novas ofertas. Ver vagas de emprego no Brasil ou ofertas de emprego em Portugal.
5. Os recrutadores olham as suas redes sociais
Eles se interessam também pelo seu estilo de vida, seus lazeres, os livros que lhe agradam… Isso pode constituir um elemento complementar e decisivo no momento de tomarem uma escolha entre os candidatos. Estar presente numa rede social, com um perfil completo e atualizado permitirá ao recrutador saber mais e se interessar por você.
6. Conhecer as novas empresas
Você poderá descobrir novas empresas cuja existência você ignorava, principalmente graças aos comentários dos funcionários delas ou às publicações das empresas. Por exemplo, as start-ups estão hoje muito presentes nas redes sociais e você poderá ser um bom candidato para elas. Se você estiver interessado por uma empresa, não hesite sobretudo em lhe enviar uma breve mensagem ou interagir com ela através das redes sociais.
7. Criar relacionamentos
Estar presente nas redes sociais permite criar vínculos com outras pessoas, e favorecer a ampliação do seu círculo profissional. No LinkedIn, por exemplo, um dos seus contatos talvez esteja procurando alguém como você. Não hesite em utilizar a sua rede para se promover. Coloque no seu perfil que você está em busca de um emprego e questione os seus contatos sobre a possibilidade de novas oportunidades profissionais.
8. Ser visível
Interagir, dar sua opinião, debater nas redes sociais (principalmente nas redes sociais corporativas) e nos fóruns permitirá que você aumente a visibilidade do seu perfil e demonstre o seu “know-how”.
9. Sem fronteiras
Estar presente nas redes sociais permitirá que você possivelmente entre em contato com um recrutador que se encontra em outra parte do mundo. Assim como a Internet, as redes sociais não conhecem fronteiras.
10. Elemento indispensável
As redes sociais se tornaram uma ferramenta indispensável para ajudá-lo a encontrar um emprego. Elas o ajudarão não apenas a se promover, mas também colocarão o seu perfil profissional em destaque, contanto, como já lhe dissemos, que contenham informações de qualidade e pertinentes.